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dc.contributor.advisorDuarte, Juliana Fonseca-
dc.contributor.authorAlves, Michelle Rodrigues-
dc.identifier.citationALVES, Michelle Rodrigues. O coordenador pedagógico como facilitador do processo de alfabetização: perspectiva de Letramento do BIA. 2013. 43 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractA presente pesquisa surgiu mediante os vários conflitos enfrentados pela pesquisadora durante a atuação como coordenadora pedagógica das turmas que compõe o Bloco Inicial de Alfabetização. Sabe-se que o coordenador pedagógico exerce função reflexiva e articulada no ambiente escolar. Para tanto a pesquisa objetivou identificar de que forma o coordenador pedagógico pode auxiliar o processo de alfabetização, na perspectiva do letramento, das crianças que participam do Bloco Inicial de Alfabetização, no Centro de Ensino Fundamental 02 Riacho Fundo II, do Distrito Federal. No primeiro momento a pesquisa fundamentou-se teoricamente baseando-se em autores como: Magda Soares (2004), Celso dos Santos Vasconcellos (2008), Paulo Gomes Lima (2007) e nos documentos que regem o trabalho na Secretária de Estado e Educação do Distrito Federal, como seu Regimento Interno, portaria nº 29, de 29 de janeiro de 2013, e nas Diretrizes Curriculares do Bloco Inicial de Alfabetização (2012). A pesquisa utilizou o método qualitativo para análise de dados, obtidos por meio de entrevista semiestruturada. Constatou-se que, apesar da sobrecarga de tarefas acumuladas pelo cargo de coordenadora pedagógica, a mesma pode propiciar agentes facilitadores como a formação continuada, orientação e acompanhamento de atividades, reflexão acerca de avaliações e suporte pedagógico do processo de alfabetização, na perspectiva do letramento, das crianças que compõe o BIA na Escola Classe 02 do Riacho Fundo II. Tal constatação se deve a entrevista de professoras e coordenadoras em consonância com os autores e documentos utilizados no referencial teórico.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicaen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.titleO coordenador pedagógico como facilitador do processo de alfabetização : perspectiva de Letramento do BIAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-10-24T11:22:32Z-
dc.date.available2014-10-24T11:22:32Z-
dc.date.issued2014-10-24T11:22:32Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8774-
dc.language.isoPortuguêsen
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