Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8772
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElissandraDeOliveiraDeAlmeida.pdf522,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalho pedagógico coletivo : as percepções dos diferentes segmentos escolares
Autor(es): Almeida, Elissandra de Oliveira de
Orientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Assunto: Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Escolas públicas
Trabalho pedagógico coletivo
Coordenação pedagógica
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 24-Out-2014
Referência: ALMEIDA, Elissandra de Oliveira de. Trabalho pedagógico coletivo: as percepções dos diferentes segmentos escolares. 2013. 58 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa tem por interesse compreender as concepções que os segmentos escolares de uma escola pública do Distrito Federal têm sobre o que é o trabalho pedagógico coletivo. Fundamentada na abordagem qualitativa, a metodologia da pesquisa seguiu os princípios orientadores do estudo de caso e utilizou-se da entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental para o procedimento de coleta de informações, de acordo com os pressupostos apresentados por Lüdke e André (1986). A partir das contribuições de Alonso (2002), Damiani (2008), Hypolito (1991), Pimenta (1993), Tragtenberg (2001), Veiga (2003), Vilas Boas e Soares (2007), dentre outros estudiosos, aborda na fundamentação teórica aspectos relacionados à definição de trabalho pedagógico coletivo, organização do trabalho pedagógico e projeto político-pedagógico. Sem objetivar a realização de qualquer tipo de intervenção no campo de pesquisa, este trabalho enseja trazer novos olhares ao grupo de estudos sobre trabalho pedagógico coletivo, pontuando considerações quanto à visão de pertencimento assumida pelos sujeitos pesquisados. Finalmente, com base no quadro de análise, organizado com as seguintes categorias: a) concepções sobre trabalho pedagógico, b) tempos-espaços de participação: mecanismos desenvolvidos pela e na escola, c) trabalho coletivo: articulações no PPP e d) participação ativa: percepção pessoal; são registradas as considerações conclusivas do pesquisador relativas ao caso.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons