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dc.contributor.advisorMontagner, Maria Inez-
dc.contributor.authorLanini, Fernanda Santos-
dc.identifier.citationLANINI, Fernanda Santos. Bullying, drogas e violência: a perspectiva sobre uma escola pública em Ceilândia-DF. 2014. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho teve o intuito de trabalhar as questões de violência na escola, assim como a violência familiar, o bullying e as drogas no ambiente escolar. O objetivo foi identificar a concepção dos professores e funcionários da escola sobre esses problemas de saúde pública. Assim como, analisar a percepção dos pais sobre seus filhos e projeto para o futuro deles. A metodologia utilizada foi o uso de entrevistas com todos os funcionários da escola, e aplicação de questionários com os alunos e seus pais em uma escola pública de ensino fundamental em Ceilândia-DF. Foram identificados na escola os problemas como: bullying, violência na escola, violência familiar, drogas e a violência pelo meio virtual denominada cyberbullying. Estes são problemas de saúde pública e que podem afetar também a saúde mental da pessoa, problemas como estes estão presentes neste cenário escolar como de outras escolas, são problemas que cada vez crescem mais e que merecem uma maior atenção do Estado, da escola, dos pais e da comunidade. Notou-se a falta de participação e de interesse dos pais na vida escolar de seus filhos. Percebe-se também que a escola não busca soluções para combater os problemas encontrados, nem para promover a qualidade de vida e promoção da saúde desses adolescentes. Não buscam promover a participação dos pais na escola e motivá-los a ser mais presentes na vida de seus filhos. Entretanto, a forma que a escola busca combater os problemas é pelo diálogo e dinâmicas com os alunos, demanda o envolvimento dos pais também no combate a esses problemas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordBullyingen
dc.subject.keywordCyberbullyingen
dc.subject.keywordCeilândia (DF)en
dc.subject.keywordEscolas - drogasen
dc.subject.keywordViolência na escolaen
dc.titleBullying, drogas e violência : a perspectiva sobre uma escola pública em Ceilândia-DFen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-10-23T17:26:01Z-
dc.date.available2014-10-23T17:26:01Z-
dc.date.issued2014-10-23T17:26:01Z-
dc.date.submitted2014-07-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8758-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The present paper is intended to work the issues of violence in school, as well as domestic violence, bullying and drugs in school environment. The objective is to identify the design of teachers and school staff about these public health problems. As well as analyze the perceptions of parents about their children and for their future project. The methodology used was the use of interviews with all school staff, and implementation of questionnaires with students and their parents at an elementary school in Ceilândia-DF. Were identified as problems at school: bullying, violence at school, family violence, drugs and violence by the virtual environment called cyberbullying. These are public health problems which may also affect the mental health of the person, problems like these, are present in this school setting as other schools, are problems that grow more and they deserve more attention from the State, the school, parents and the community. It was noted the lack of participation and interest of parents in the school life of their children. Notice also that the school seeks solutions to combat the problems encountered, nor to promote the quality of life and health promotion of adolescents. Do not seek to promote the participation of parents in school and motivate them to be more present in the lives of their children. However the form that the school seeks to combat the problems, and the dynamic and dialogue with students, it was necessary to involve parents also in combating these problems-
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



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