Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8747
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RogerioFurtadoMagalhaes.pdf137,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação histórico-social com os alunos EJA
Autor(es): Magalhães, Rogério Furtado
Orientador(es): Reck, Jair
Coorientador(es): Moura, Joelma de Oliveira
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Cidadania
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Cidadania
Evasão escolar
Estudantes
Data de apresentação: 5-Abr-2014
Data de publicação: 23-Out-2014
Referência: MAGALHÃES, Rogério Furtado. Educação histórico-social com os alunos EJA. 2014. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: O projeto de intervenção local (PIL) tem como objetivo trabalhar com o a história social dos alunos EJA do Centro de Ensino Fundamental 206 do Recanto das Emas em que, através de dinâmicas realizadas na semana inaugural das aulas semestrais, fazer um resgate histórico-cultural dos estudantes EJA. Entre as questões a serem levados em consideração estão o fato de que estes mesmos alunos não tiveram a oportunidade de frequentar a escola em sua idade apropriada tendo que optar entre o trabalho e os estudos, e saíram de sua terra natal a procura de uma oportunidade melhor na capital federal. Ao ser trabalhado este projeto, um dos objetivos é buscar uma forma de torná-los protagonistas de sua história, mostrar que eles são personagens principais na constituição do que venham a ser, tendo a escola como espaço acolhedor e receptivo a seus anseios. A intenção com este projeto é que ao ser implementado o projeto, ele faça parte do PPP da escola e possa dialogar com outros projetos já em andamento na escola como a semana do EJA, já existente na escola e que consta no PPP, pois seria uma atividade que viria a dar inicio das atividades ao programa semestral da escola a ser finalizado na semana da EJA e que possa contribuir para uma possível queda na evasão dos alunos no decorrer do semestre.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons