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2014_ElianeFernandes_GenivaldoInacio_JeffersonSilva_LilianDias.pdf3,13 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorFernandes, Eliane-
dc.contributor.authorInácio, Genivaldo Fernandes-
dc.contributor.authorSilva, Jefferson Pereira da-
dc.contributor.authorDias, Lílian Tatiane Souza-
dc.identifier.citationFERNANDES, Eliane et al. Vivência, contexto para motivar a aprendizagem na EJA. 2014. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2013-2014.en
dc.description.abstractEste Projeto de Intervenção Local visa compreender a influência da motivação para a aprendizagem dos educandos da EJA a partir da contextualização da vivência desses sujeitos. Propondo uma aprendizagem significativa, motivadora e contextualizada, por meio da qual todos os envolvidos sintam-se aptos a participarem de toda dinâmica proposta. O Projeto foi fundamentado principalmente com as contribuições de Freire sobre aprendizagem, motivação e vivência, mas também recorremos a outros autores como Reis (2011), Oliveira (2011), Murray (1986), Garcia (1980), Paiva e Lourenço (2010) e Rêses (2013). Na metodologia adotada a pesquisa-participante tem uma abordagem qualitativa, pois mediante a participação dos educandos foram observados resultados subjetivos imensuráveis. O campo de estudo e ação se limitou a duas turmas do 1º Segmento da EJA. Os instrumentos utilizados foram observações, entrevistas, questionários e as dinâmicas grupais. Os procedimentos foram realizados por meio da pesquisa bibliográfica e de levantamentos tendo como uma das ferramentas o diagnóstico emancipador de Garcia (1980). Foi perceptível nesse processo de construção que a troca de experiências de vidas ao longo da trajetória de cada sujeito envolvido pode proporcionar aos estudantes da EJA uma forma prazerosa e satisfatória de aprender, facilitando assim a problematização e ressignificando cada conteúdo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.subject.keywordCidadaniaen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.titleVivência, contexto para motivar a aprendizagem na EJAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-10-23T13:59:04Z-
dc.date.available2014-10-23T13:59:04Z-
dc.date.issued2014-10-23T13:59:04Z-
dc.date.submitted2014-04-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8746-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoLima, Lorena Machado de-
dc.description.abstract1This Local Intervention Project aims to understand the influence of motivation for the students' learning of AYE from the context of the experiences of these subjects . Proposing a meaningful , motivating and contextualized learning , through which all involved to feel able to participate in all dynamic proposal. The design was based mainly on the contributions of Freire on learning , motivation and experience but also resorted to other authors such as Reis (2011 ) , Oliveira (2011 ) , Murray (1986 ) , Garcia (1980 ) , Lawrence and Paiva (2010 ) and cattle (2013 ) . Methodology adopted in the research participant has a qualitative approach because by involving learners immeasurable subjective results were observed . The field of study and action was limited to two classes of 1st segment of EJA . The instruments used were observations , interviews , questionnaires and group dynamics . The procedures were performed by means of literature research and survey taking as a tool for diagnosing the emancipatory Garcia (1980 ) . It was noticeable that the construction process that the exchange of life experiences along the trajectory of each subject involved may provide students EJA an enjoyable and satisfying way to learn , thus facilitating the questioning and redefines each content.-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Cidadania-
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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