Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Eliane | - |
dc.contributor.author | Inácio, Genivaldo Fernandes | - |
dc.contributor.author | Silva, Jefferson Pereira da | - |
dc.contributor.author | Dias, Lílian Tatiane Souza | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Eliane et al. Vivência, contexto para motivar a aprendizagem na EJA. 2014. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2013-2014. | en |
dc.description.abstract | Este Projeto de Intervenção Local visa compreender a influência da motivação para a aprendizagem dos educandos da EJA a partir da contextualização da vivência desses sujeitos. Propondo uma aprendizagem significativa, motivadora e contextualizada, por meio da qual todos os envolvidos sintam-se aptos a participarem de toda dinâmica proposta. O Projeto foi fundamentado principalmente com as contribuições de Freire sobre aprendizagem, motivação e vivência, mas também recorremos a outros autores como Reis (2011), Oliveira (2011), Murray (1986), Garcia (1980), Paiva e Lourenço (2010) e Rêses (2013). Na metodologia adotada a pesquisa-participante tem uma abordagem qualitativa, pois mediante a participação dos educandos foram observados resultados subjetivos imensuráveis. O campo de estudo e ação se limitou a duas turmas do 1º Segmento da EJA. Os instrumentos utilizados foram observações, entrevistas, questionários e as dinâmicas grupais. Os procedimentos foram realizados por meio da pesquisa bibliográfica e de levantamentos tendo como uma das ferramentas o diagnóstico emancipador de Garcia (1980). Foi perceptível nesse processo de construção que a troca de experiências de vidas ao longo da trajetória de cada sujeito envolvido pode proporcionar aos estudantes da EJA uma forma prazerosa e satisfatória de aprender, facilitando assim a problematização e ressignificando cada conteúdo. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Motivação na educação | en |
dc.subject.keyword | Cidadania | en |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | en |
dc.title | Vivência, contexto para motivar a aprendizagem na EJA | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-10-23T13:59:04Z | - |
dc.date.available | 2014-10-23T13:59:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-23T13:59:04Z | - |
dc.date.submitted | 2014-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/8746 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.contributor.advisorco | Lima, Lorena Machado de | - |
dc.description.abstract1 | This Local Intervention Project aims to understand the influence of motivation for the students' learning of AYE from the context of the experiences of these subjects . Proposing a meaningful , motivating and contextualized learning , through which all involved to feel able to participate in all dynamic proposal. The design was based mainly on the contributions of Freire on learning , motivation and experience but also resorted to other authors such as Reis (2011 ) , Oliveira (2011 ) , Murray (1986 ) , Garcia (1980 ) , Lawrence and Paiva (2010 ) and cattle (2013 ) . Methodology adopted in the research participant has a qualitative approach because by involving learners immeasurable subjective results were observed . The field of study and action was limited to two classes of 1st segment of EJA . The instruments used were observations , interviews , questionnaires and group dynamics . The procedures were performed by means of literature research and survey taking as a tool for diagnosing the emancipatory Garcia (1980 ) . It was noticeable that the construction process that the exchange of life experiences along the trajectory of each subject involved may provide students EJA an enjoyable and satisfying way to learn , thus facilitating the questioning and redefines each content. | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : 1º Segmento : Cidadania | - |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|