Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/873
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_GuilhermeSolinoEvelinOliveira.pdf4,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação do configurador de rede para o sistema elétrico do estado do Amapá
Autor(es): Oliveira, Guilherme Solino Evelin
Orientador(es): Freitas, Francisco Damasceno
Sampaio, Willams Vidal
Assunto: Sistemas de energia elétrica
Redes elétricas
Data de apresentação: 14-Dez-2006
Data de publicação: 24-Fev-2010
Referência: OLIVEIRA, Guilherme Solino Evelin. Aplicação do configurador de rede para o sistema elétrico do estado do Amapá. 2006. 68 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar a experiência obtida com o desenvolvimento e implantação do Configurador de Rede aplicado ao sistema isolado do estado do Amapá. Esse sistema elétrico é dotado tanto de geração hidráulica, quanto de térmica. Ao todo, possui nove subestações. Atualmente, a supervisão do sistema elétrico é realizada sob a plataforma SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia), com supervisão somente sobre o estado dos equipamentos elétricos, sem informação sobre a conectividade da rede elétrica. O SAGE é uma plataforma de gerenciamento de energia de arquitetura aberta que suporta diferentes plataformas de hardware, compreendendo microcomputadores, estações de trabalho, computadores de grande porte e máquinas de aplicação específica. É um aplicativo que possui funções de gerenciamento de banco de dados, interface homem-máquina e suporte computacional. Dentre outras características, o aplicativo é caracterizado por sua portabilidade, interconectividade, expansibilidade e modularidade. O Configurador de Rede implementado monitora o estado estático das estações (conjunto de equipamentos em um mesmo nível de tensão sem interposição de impedância) do sistema e o estado atual dos elementos conectores (disjuntores/chaves seccionadoras) na determinação da topologia da rede elétrica. A ativação do Configurador de rede pode ser efetuada por evento (mudança no estado dos equipamentos), periódica ou por solicitação do operador. O Configurador possui uma tela de monitoramento dos equipamentos, outra de ilhamento elétrico e uma de alarme do configurador em um visor de alarme. O Configurador de Rede foi configurado de modo que contemple todos os pontos de supervisão do sistema. O aplicativo só retorna informações relevantes para o operador do sistema e indica em visor detalhes como perda de alimentador, abertura de circuito de transformadores, separação entre barras, etc. Isso possibilita a operação mais eficiente, reduzindo o tempo de identificação de ocorrências e recomposição do sistema. Algumas dificuldades na implementação do configurador de rede foram encontradas. Principalmente, pelo fato de nem todas as instalações do sistema possuírem supervisão pelo Centro de Operação da Transmissão (COT) da empresa. Adaptações apropriadas foram consideradas para possibilitar a integração de tais informações no processo de configuração de rede. A implementação do Configurador de Rede permite identificar mais rapidamente situações que no modo convencional demandariam maior tempo de atuação. Além disso, o processo automático minimiza bastante o risco de erros por falha humana, causa de grandes falhas nos sistemas elétricos. Casos reais observados no sistema são listados e avaliados, mostrando a eficácia do aplicativo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.12.TCC.873
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.