Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8728
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AndressaHarumiKoyama_PollyanaAlvesBarbosa.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção de biomassa de Mentha x piperita L. e de Mentha arvensis L. multiplicada por estaquia uninodal em casa de vegetação do tipo “Glasshouse”
Autor(es): Koyama, Andressa Harumi
Barbosa, Pollyana Alves
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Coorientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Menta
Crescimento (Plantas)
Biomassa
Estaquia (Agricultura)
Data de apresentação: 11-Jul-2014
Data de publicação: 22-Out-2014
Referência: KOYAMA, Andressa Harumi; BARBOSA, Pollyana Alves. Produção de biomassa de Mentha x piperita L. e de Mentha arvensis L. multiplicada por estaquia uninodal em casa de vegetação do tipo “Glasshouse”. 2014. vi, 33 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Mentha arvensis e Mentha piperita são fontes naturais de mentol que é largamente usada na indústria farmacêutica de aromáticos e de flavorizantes. No Brasil a cultivar IAC 701 de Mentha arvensis var. piperascens, se adaptou às várias faixas climáticas do Brasil, funcionando como alternativa à M. piperita cuja produção está concentrada na região sul do Brasil e na Argentina e demais países platinos. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desenvolvimento de mudas de estaquia uninodal de rizomas estiolados de M. arvensis e de Mentha piperita cultivadas em vaso em casa de vegetação, mediante a produção de biomassa da planta. Durante 42 dias após o transplante, mudas de estaquia uninodal de rizomas de acessos de M. arvensis e Mentha piperita foram cultivadas em vaso em casa de vegetação para estudo da produção de biomassa da planta. Os resultados indicam que a estaquia uninodal de rizomas da menta foi efetiva em produzir mudas viáveis com excelente rendimento do material propagativo, não tendo havido diferença estatística na produção dos dois acessos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2014.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons