Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8699
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuanaFernandesMoraes.pdf670,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenhos dos estudantes de licenciatura do Distrito Federal
Autor(es): Moraes, Luana Fernandes de
Orientador(es): Vasconcelos, Ana Maria Nogales
Assunto: Estudantes universitários - licenciatura
Desempenho escolar
Distrito Federal (DF) - estudantes universitários
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP)
Modelo de efeitos mistos
Regressão multinível (Estatística)
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 20-Out-2014
Referência: MORAES, Luana Fernandes de. Desempenhos dos estudantes de licenciatura do Distrito Federal. 2014. ix, 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo geral proposto pelo trabalho é identificar quais os fatores que contribuem para o desempenho dos estudantes do ensino superior em licenciatura de Letras, Matemática e Pedagogia no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O banco de dados utilizado provém dos microdados de 2011 disponibilizados pelo INEP. Para análise dos dados foi escolhida a técnica estatística regressão multinível. Ou seja, os dados coletados são agrupados em diferentes níveis levando em consideração a correlação entre os indivíduos, chamada de correlação intraclasse. Essa análise também é conhecida como regressão hierárquica ou modelo de efeitos mistos. Neste trabalho foram utilizados dois níveis, aluno e curso por instituição.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons