Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8695
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarceloCapbodevila.pdf997,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Variabilidade de amônio e nitrato em solo cultivado com soja e milho no cerrado
Autor(es): Capbodevila, Marcelo
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Solos - amostragem
Soja - cultivo
Milho - cultivo
Cerrado
Nitrato - variabilidade no solo
Amônio - variabilidade no solo
Data de apresentação: 8-Jul-2014
Data de publicação: 20-Out-2014
Referência: CAPBODEVILA, Marcelo. Variabilidade de amônio e nitrato em solo cultivado com soja e milho no cerrado. 2014. 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O nitrogênio apresenta dinâmica complexa no solo. Como consequência dessa dinâmica, as formas minerais desse nutriente (amônio e nitrato) apresentam elevada variabilidade no solo, dependendo da cultura e das aplicações de fertilizantes nitrogenados. O objetivo desse trabalho foi avaliar a variabilidade nos teores de amônio e nitrato, determinando o número adequado de amostras representativas a serem coletadas em solos cultivados com milho e soja no Cerrado, sob duas formas de coleta: aleatória e sistemática. Foi utilizado um experimento localizado na área experimental da Embrapa Cerrados, em Planaltina – DF, em Latossolo Vermelho. O procedimento para a determinação de amônio (NH4+) e nitrato (NO3-) envolveu a destilação por arraste de vapores das soluções contento essas formas de nitrogênio mineral. O amônio foi a forma de nitrogênio predominante no solo, porém foi constatada maior variabilidade desse íon após aplicação da ureia (CO(NH2)2). Os coeficientes de variação para os teores de amônio e nitrato foram muito elevados atingindo valores superiores a 100% para a segunda coleta e, por isso necessitam de quantidade muito elevada de subamostras, acima das recomendações tradicionais, para que represente com boa confiabilidade uma área amostrada. Além disso, não foi possível afirmar qual é o melhor método de amostragem (sistemático e aleatório) para as culturas da soja e do milho que pudesse diminuir os erros de amostragem de solo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2014.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons