Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8674
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BiancaNogueiraAgapito.pdf5,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Identificação dos pontos com maior incidência de acidentes de trânsito fatais no Distrito Federal
Autor(es): Agapito, Bianca Nogueira
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Acidentes de trânsito
Cluster
Distrito Federal (DF) - acidentes de trânsito
Estatística Scan
Estimador de Intensidade Modificado
Análise espacial (Estatística)
Data de apresentação: 17-Jun-2014
Data de publicação: 16-Out-2014
Referência: AGAPITO, Bianca Nogueira. Identificação dos pontos com maior incidência de acidentes de trânsito fatais no Distrito Federal. 2014. viii, 42 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A violência no trânsito e um tema de interesse geral da população, pois todos estão inseridos de alguma forma nesse meio, seja como condutor, pedestre ou passageiro. Neste trabalho, o objetivo foi tentar localizar locais com maior risco de ocorrência de acidentes de trânsito fatais nas Regiões Administrativas de Brasília, Ceilândia e Taguatinga. Foram utilizadas as técnicas do Estimador de Intensidade modificado por Zheng et al. (2011) e a Estatística Scan de Kulldor_ (1997). Os resultados dos métodos não foram muito satisfatórios para os dados utilizados, pois apesar de apontarem para a existência de aglomerados de acidentes, a maior parte deles não foi estatisticamente significativa. Apenas dois clusters significativos foram identificados, quando agrupados por áreas, sendo um em Brasília e um em Taguatinga. Uma sugestão para uma melhor análise futura seria a utilização de dados de acidentes não fatais como controle dos acidentes fatais para a Estatística Scan.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons