Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8672
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ClariceCésarDias.pdf770,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: De uma margem a outra : os percusos de um processo criativo até sua recepção
Autor(es): Dias, Clarice César
Orientador(es): Brito, Giselle Rodrigues de
Assunto: Construção artística
Teatro - interpretação
Couto, Mia, 1955-
Releitura teatral
Peça teatral
Data de apresentação: 9-Jul-2014
Data de publicação: 16-Out-2014
Referência: DIAS, Clarice César. De uma margem a outra: os percusos de um processo criativo até sua recepção. 2014. 49 f, il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso é inspirado nas experiências vivenciadas pela autora na construção do Projeto Abensonhar, adaptação dos livros de contos Estórias Abensonhadas, do autor moçambicano Mia Couto (vencedor do Prêmio Camões de Literatura, 2013). Tendo em mente a imagem desse “corpo espetáculo” que é formado por várias partes, a autora constrói uma análise sobre a interatividade do público com o espetáculo. O encontro de diversas partes formou o coletivo, que descobriu, através da criação do espetáculo, um meio de se unir a outros coletivos, sendo esses os espectadores, formando “corpos espetáculos” diferentes a cada contato enquanto experiência cênica. O tema da recepção e sua possibilidade múltipla de interpretações incita a reflexão sobre a maneira de lidar com o fazer artístico, ampliando o horizonte para outras perspectivas de construção de espetáculo. O termo experiência é recorrente no trabalho, por dialogar, com uma questão que influencia diretamente no fazer teatral: o que nos motiva a estar receptivos e disponíveis para vivenciar uma experiência? A questão é um dos focos principais dessa pesquisa e é abordada tanto por autores como Jorge Larrosa Bondía, como mais especificamente em contextos teatrais por diretores como Ariane Mnouchkine e Peter Brook, que pesquisam a qualidade do momento e de presença tanto do público como do elenco teatral.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons