Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8663
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MalenaBonfimPereira.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Das nascentes literárias ao rio abensonhado : o processo de construção dramatúrgica do Espetáculo Abensonhar
Autor(es): Pereira, Malena Bonfim
Orientador(es): Carneiro, Felícia Johansson
Assunto: Personagens - construção
Couto, Mia, 1955-
Dramaturgia
Processo colaborativo
Processo criativo
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 14-Out-2014
Referência: PEREIRA, Malena Bonfim. Das nascentes literárias ao rio abensonhado: o processo de construção dramatúrgica do Espetáculo Abensonhar. 2014. 123 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso de Artes Cênicas, habilitação em Bacharelado, Interpretação Teatral, discorre sobre o processo de criação dramatúrgica que resultou no Espetáculo Abensonhar (projeto que teve início na disciplina de Metodologia e Pesquisa em Artes Cênicas, conhecida como pré-projeto guiado pela professora Rita de Almeida Castro). A peça é composta de um cruzamento de contos originados do livro Estórias Abensonhadas do escritor moçambicano Mia Couto (1955). O presente TCC é composto por quatro capítulos. No primeiro capítulo, a autora justifica a escolha do tema e o início do projeto. Já no segundo capítulo, apresenta conceitos sobre adaptações teatrais a partir da obra de Couto, além de outras definições como tradução intersemiótica, tradução coletiva e transcriação que foram úteis para o norteamento do processo criativo do projeto. No terceiro capítulo, discorre a cerca da construção da dramaturgia: o processo criativo, colaborativo e conclusivo. Por último, relata sobre as experiências quanto à interpretação teatral e a composição da personagem fictícia Amadalena.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons