Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8657
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RaquelFerreiraVarjão.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Descoberta de um corpo cênico e a vivência das personagens no espetáculo "A lastimável tragédia de Tito Andrônico"
Autor(es): Varjão, Raquel Ferreira
Orientador(es): Carneiro, Felícia Johansson
Assunto: Tito Andrônico
Imagem corporal
Corpo cênico
Preparação corporal (teatro)
Teatro - interpretação
Processo criativo
Shakespeare, William, 1564-1616
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 14-Out-2014
Referência: VARJÃO, Raquel Ferreira. Descoberta de um corpo cênico e a vivência das personagens no espetáculo "A lastimável tragédia de Tito Andrônico". 2014. 74 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa consiste no resgate de uma trajetória pessoal voltada para o reconhecimento do ser corpo. Uma investigação do corpo que gera percepção e autoconsciência e que, então, possibilita a exploração de um corpo cênico que culmina na vivência desse corpo no espetáculo; especificamente no espetáculo “A Lastimável Tragédia de Tito Andrônico”, baseado no texto dramático de William Shakespeare. Descobrir ser corpo foi uma pesquisa embasada em autores como Daniela Barros, David Le Breton, Ashley Montagu, Stanley Keleman, entre outros. São autores que abordam a imagem do corpo e como ela é construída socialmente e emocionalmente. A presente pesquisa propõe dialogar com esses autores e colocar em questão a maneira como a imagem corporal afeta o jeito de se expressar e, portanto, o estilo de atuação. Ademais, nesta pesquisa abordo técnicas e metodologias aplicáveis a uma forma de preparação corporal que possibilitam o desenvolvimento da construção de personagens através do corpo como, por exemplo, o Contato Improvisação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons