Resumo: | A publicação do Decreto N. 5.707 pelo Governo Federal em 2006 orientou que os órgãos públicos adotassem, preferencialmente, a política de gestão por competências para o desenvolvimento dos servidores públicos federais. No Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, a implantação desse modelo de gestão iniciou-se em 2009. O conceito de competências baseia-se tradicionalmente nas dimensões conhecimentos, habilidades e atitudes (Durand apud Brandão; Guimarães, 2001, p. 10). Já o modelo de gestão em tela visa identificar as lacunas de competências da organização a fim de promover o planejamento e a execução de ações que possam suprimi-las (Ienaga apud Brandão; Guimarães, 2001, p. 11). Apurou-se que, no TJDFT, o atributo atitudes não vem sendo alvo de ações sistemáticas de capacitação, o que pode comprometer o desenvolvimento integral dos servidores. Amparada por uma análise acurada da legislação relativa à gestão de pessoas no âmbito do serviço público federal, esta monografia apresenta a metodologia de jogos teatrais e de sensibilização como uma possibilidade para a supressão das lacunas de desenvolvimento de atitudes organizacionais no TJDFT, fundamentando e relacionando as atividades propostas às exigências e especificidades de capacitação em ambientes organizacionais. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT The Decree number 5,707 published by the Brazilian federal government in 2006 established that state agencies should preferably adopt a competence-based management policy for their civil servants. In the Justice Court of the Federal District and Territories (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT), implementation of this management model began in 2009. The notion of competece has been based on the dimensions of knowledge, skills, and attitudes (Durand apud Brandão; Guimarães, 2001, p. 10). This management model seeks to identify competence gaps in the organization, in order to promote the planning and implementation of redressive actions (Ienaga apud Brandão; Guimarães, 2001, p. 11). In the TJDFT, it was found that the attribute « attitude » has not been approached by means of systematic capacity-building actions, and that this may compromise the full development of its personnel. Based on an accurate analysis of the legislation on people development in the federal public service, this monograph presented the methodology of theater games and sensibilization as an alternative for approaching the gap of organizational attitude development in the TJDFT, grounding and relating the activities proposed to the demands and
specificities of capacity-building in organizational environments. |