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Título: Democracia digital na era dos governos eletrônicos : histórico, desafios e perspectivas
Autor(es): Almeida, Priscylla da Cunha e
Orientador(es): Moreno, Fernanda Passini
Assunto: Internet
Democratização da comunicação
Competências em informação
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 7-Jul-2014
Data de publicação: 10-Out-2014
Referência: ALMEIDA, Priscylla da Cunha e. Democracia digital na era dos governos eletrônicos: histórico, desafios e perspectivas. 2014. 97 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Sociedade da Informação fundamentou uma série de paradigmas e a inserção das tecnologias da informação e comunicação (TICs) se constitui um marco desse processo evolutivo que modificou as relações sociais, políticas, econômicas e cultural. Neste contexto, de transformações surge o governo eletrônico, a fim de aprimorar os processos da administração pública, aumentar os níveis de eficiência e transparência para melhorar a prestação dos serviços públicos, democratizar o acesso à informação, e ampliar a participação do cidadão com o governo através do uso das TICs. Nesse âmbito, esta pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa investiga por meio da revisão de literatura o Programa de Governo Eletrônico Brasileiro, pontuando os aspectos históricos, os conceitos de democracia digital e governo eletrônico, expondo a relação deste último com a competência informacional, como um mecanismo que capacita o cidadão para utilizar de forma crítica e ativa os diversos canais de comunicação governamental e que pode promover o pleno acesso à informação, a inclusão digital, o exercício da cidadania ativa, participação democrática, aumentando a interação do Estado com o cidadão-usuário.
Abstract: The Information Society launched a series of paradigms and the insertion of the Technologies of Information and Communication (TICs) constitutes a mark in this evolutive process that changed social, political, economic and cultural relations. In this context of transformations, e-government arises in order to enhance the processes of public administration, increase levels of efficiency and transparency to improve the delivery of public services, democratize access to information and expand citizen participation in government through the use of TICs. In this scope, this research of qualitative nature investigates through literature review the Brazilian Electronic Government Program, punctuating the historical aspects, the concepts of digital democracy and e-government, exposing the relationship of the e-government with information literacy, as a mechanism that enables the citizen to use actively and critically the various channels of government communication that can promote full access to information, digital inclusion, the exercise of active citizenship, democratic participation, increasing interaction between the State and the citizen-user.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2014.
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