Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8612
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LucasFerreiradaSilva.pdf2,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso e ocupação do solo no assentamento Rio Bonito em Cavalcante - Goiás
Autor(es): Silva, Lucas Ferreira de
Orientador(es): Bernardi, José Vicente Elias
Assunto: Assentamentos rurais
Solo - uso
Georreferenciamento
Data de apresentação: 22-Jul-2014
Data de publicação: 9-Out-2014
Referência: SILVA, Lucas Ferreira de. Uso e ocupação do solo no assentamento Rio Bonito em Cavalcante - Goiás. 2014. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: O assentamento Rio Bonito originou-se de projetos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que visou à desapropriação de terras e as dividiu assentando famílias que não possuem moradia e incentivou o desenvolvimento rural. O objetivo deste estudo foi descrever o atual uso e ocupação do solo no assentamento Rio Bonito através do trabalho presencial em conjunto com o geoprocessamento de imagens. No geoprocessamento todas as 78 propriedades foram contempladas enquanto no estudo presencial 13 lotes receberam visitas, lotes esses escolhidos pelo fato dos proprietários terem se apresentado na reunião em que opresente estudo foi comunicado o e por concederem autorização de entrada em suas propriedades. O estudo mostrou que a situação atual de uso e ocupação do assentamento é crítica, pois Áreas de Preservação Permanente não foram demarcadas por completo, acarretando em APPs incipientes perdendo espaço para agropecuária, Reservas Legais sem desmatamento, porém exercendo função depastos e Áreas Livres para Loteamento forradas em Braquiária (Brachiariadecumbens) quando ocupadas, pois a pecuária extensiva é a atividade predominante e vista como único meio de garantir renda pelos proprietários devido à ausência do Estado nos assentamentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons