Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8608
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LilianAlessandraSantanaSoaresPovoa.pdf649,75 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.contributor.authorPovoa, Lílian Alessandra Sant’Ana Soares-
dc.identifier.citationPOVOA, Lílian Alessandra Sant’Ana Soares. Coordenação pedagógica e formação continuada: as coordenações semanais em uma gerência de educação básica. 2013. 48 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou investigar a possível relação entre as Coordenações Pedagógicas da Gerência Regional de Educação Básica do Gama – GREB, como espaço de formação, com o trabalho realizado pelas Coordenações de Orientação Educacional e Educação em Diversidade e direitos humanos que integram o quadro dessa Gerência. A metodologia adotada para investigar as implicações e ações relacionadas ao objeto dessa pesquisa que está no campo da Pesquisa Social pautou-se na abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumentos de investigação o questionário e o grupo focal. Para responder aos questionários e participar do grupo focal foi escolhido um dos dois Coordenadores Intermediários de Orientação Educacional lotados na GREB e os dois Coordenadores de Educação em Diversidade e Direitos Humanos. A Gerente da GREB participou junto aos três coordenadores do grupo focal, mostrando um olhar externo a essas duas coordenações e tornando possível melhor avaliar os relatos e trabalhos coletivos pontuados pelos coordenadores durante a realização do debate. Os pontos levantados no grupo focal e questionários sobre a formação continuada e a relação desta com o trabalho coletivo das duas coordenações, revelaram pontos importantes para esse estudo, tais como: A importância da sistematização e organização das coordenações pedagógicas para a participação do grupo, a importância da troca de experiência e interação entre os coordenadores levando ao favorecimento do trabalho coletivo realizado por estes, a importância do espaço/tempo da coordenação pedagógica ser uma construção coletiva e por isso dar aos coordenadores pertencimento e articulação no trabalho direcionado as escolas da Coordenação Regional de Ensino do Gama. As situações elencadas reafirmam a importância das Coordenações Pedagógicas como fonte motivadora e articuladora de formação continuada levando a ações que contribuem para uma educação de qualidade voltada para o processo de ensino aprendizagem.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadaen
dc.subject.keywordTrabalho coletivo (Educação)en
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicosen
dc.titleCoordenação pedagógica e formação continuada : as coordenações semanais em uma gerência de educação básicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-10-08T19:51:28Z-
dc.date.available2014-10-08T19:51:28Z-
dc.date.issued2014-10-08T19:51:28Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8608-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons