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dc.contributor.advisorMoura, Henrique Gomes de-
dc.contributor.authorRibeiro, Welder Araújo-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Welder Araújo. Projeto GNU do cerrado Kart-Cross: descrição, ergonomia e análise estrutural. 2014. 170, [15] f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2014.en
dc.description.abstractO foco principal do trabalho está no projeto de um chassi veicular Off-Road, bem como na descrição dos sistemas automotivos selecionados para aplicação em um Kart-Cross, de acordo com a padronização de projetos automotivos encontrada em livros especializados e em protocolos técnicos. O Kart-Cross é um veículo robusto, capaz de transitar em terrenos com condições diversas, com dimensões de aproximadamente 2,4 m de comprimento, 1,7 m de altura (solo ao teto), 1,95 m de entre-eixos, 1,85 m de bitola dianteira e 1,74 m de bitola traseira, 0,8 m na largura do chassi, 1,2 m na altura do chassi e com carga aproximada de 280 Kg sem o condutor. O projeto compreende a seleção de componentes automotivos do powertrain, sistema de freios, sistema de direção, sistemas elétricos e sistema de suspensão. Os estudos ergonômicos realizados possuem o foco no posicionamento adequado do assento do motorista, para que o mesmo tenha melhor acesso aos pedais, volante e demais sistemas. O projeto do chassi foi executado com procedimentos de solda de elementos tubulares. No decorrer do projeto foram utilizados recursos computacionais, tais como o CATIA e o ADAMS-Car, combinados com cálculos analíticos sobre a dinâmica veicular e suas consequências sobre o projeto estrutural.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordChassi veicularen
dc.subject.keywordKarten
dc.subject.keywordProjetos automotivosen
dc.subject.keywordAnálise estrutural (Automotiva)en
dc.subject.keywordErgonomiaen
dc.titleProjeto GNU do cerrado Kart-Cross : descrição, ergonomia e análise estruturalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-10-08T19:50:11Z-
dc.date.available2014-10-08T19:50:11Z-
dc.date.issued2014-10-08T19:50:11Z-
dc.date.submitted2014-06-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8607-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The presented work is focused on the project of an off-road vehicle chassis, considering the description of the selected automotive systems for a Kart-Cross application, according to automotive project standardization founded in specialized books and technical protocols. The Kart-Cross is a robust vehicle capable of moving on lands with various conditions, with dimensions of approximately 2.4 m long, 1.7 m in height (ground to roof) , 1.95 m wheelbase , 1.9 m of gauge , 0.8 m in chassis width , 1.2 m in height and chassis load close to 280 kg without driver . The project comprises the selection of automotive powertrain components, brake system, steering system, electrical systems, and suspension system. Ergonomic studies were focused on the driver's seat position, in order to allow a better access to the pedals, steering wheel and other system. The chassis designing was executed applying welding procedures of tubular elements. During the project were used computational resources, such as CATIA and ADAMS-Car, combined with analytical calculations on the vehicle dynamics and their impact on the structural project.-
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