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https://bdm.unb.br/handle/10483/8606
Título: | Análise de desempenho de um controlador Bang-Bang em um sistema de freio ABS |
Autor(es): | Moore, Hugo Ferreira |
Orientador(es): | Silva, Flávio Henrique Justiniano Ribeiro da |
Assunto: | Sistema Antibloqueio (ABS) Freios automotivos Dinâmica veicular Roda (Automóveis) |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 8-Out-2014 |
Referência: | MOORE, Hugo Ferreira. Análise de desempenho de um controlador Bang-Bang em um sistema de freio ABS. 2014. 87 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o Sistema Antibloqueio (ABS) utilizado em freios automotivos, uma análise de seus componentes de controle e dos fatores que influenciam na eficiência de tal sistema. Esse dispositivo age de forma a regular a pressão hidráulica ou pneumática do sistema de freios evitando dessa forma o travamento das rodas e garantindo melhores condições de condução do veículo. Além do funcionamento deste importante instrumento de segurança ativa automotiva, se faz necessário também o estudo da dinâmica veicular e da roda, assim como o deslizamento da mesma com relação a pista. A análise da dinâmica do sistema em estudo é realizada com o auxílio do software Matlab/Simulink, sendo possível dessa forma a obtenção de simulações de importantes váriaveis como a força de atrito em uma roda, o torque de frenagem, o deslizamento da roda, distância de frenagem, e um comparativo de velocidades da roda e veículo. |
Abstract: | This paper presents a discussion of the Anti-lock break (ABS) used in automotive brakes, an analysis of its components and control the factors that influence the efficiency of this system. This device acts to regulate pressure hydraulic or pneumatic brake system thus preventing the wheels from locking and securing better conditions for driving. In addition to the operation of this important safety tool automotive active, it is necessary also to study the vehicle dynamics and wheel, as well as the sliding thereof with respect to the track. The analysis of the dynamics system under study is realized by using the Matlab / Simulink software, thus making it possible to obtain simulations of important variables such as the frictional force on a wheel, the braking torque, wheel slip, braking distance and comparison of wheel speed and vehicle speed. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2014. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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