Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8575
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AliceRobertedeOliveira.pdf1,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Rainha de bateria : entre a mídia e a comunidade - uma análise na agremiação Acadêmicos do Salgueiro
Autor(es): Oliveira, Alice Roberte de
Orientador(es): Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
Assunto: Carnaval
Rainha de Bateria
Escolas de samba
Identidade cultural
Mulheres - representações
Comunidade
Data de apresentação: 16-Jun-2014
Data de publicação: 8-Out-2014
Referência: OLIVEIRA, Alice Roberte de. Rainha de bateria: entre a mídia e a comunidade - uma análise na agremiação Acadêmicos do Salgueiro. 2014. 112 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O trabalho a seguir analisa a posição da rainha de bateria no contexto do desfile de carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro. Considera-se aqui o carnaval como um fenômeno complexo e multidimensional, partindo da perspectiva de fato social total de Marcel Mauss (2003), a fim de estabelecer uma compreensão sobre os significados e representações da imagem da rainha de bateria. Mesmo não sendo um quesito julgado oficialmente durante o desfile - e que, portanto, não influencia na nota final que define a classificação das escolas de samba - a posição tem grande destaque no carnaval por conferir status à mulher que o ocupa e influenciar a produção de conteúdos midiáticos sobre a escola. A pesquisa de campo que constitui esta monografia foi realizada na agremiação Acadêmicos do Salgueiro, tradicional escola do grupo especial do carnaval carioca. A investigação se concentra em analisar a rainha de bateria no contexto da agremiação, sua relação com a comunidade da escola e a repercussão de sua atuação nos meios de comunicação. A metodologia se completa com entrevistas realizadas com diferentes atores sociais no Rio de Janeiro, no carnaval de 2014, além de uma análise das narrativas de dois veículos de comunicação específicos: o portal de notícias Ego e o jornal O Dia. Ambos, com linhas editoriais distintas, reorganizam seus espaços de notícias e abrem editorias direcionadas à cobertura da festa carnavalesca. A pesquisa se caracteriza por uma abordagem cultural, e compreende o carnaval e, mais especificamente, a rainha de bateria, como emblemáticos para discutir as dimensões de identidade cultural (em especial a brasileira e a carioca), de raça, de gênero, além dos sentidos muito específicos de “comunidade” e cultura “popular”, que demarcam esses lugares como esferas de disputa política, de construção de hierarquias e de representações sociais.
Resumén: Este trabajo analiza la posición de la reina de la batería en el contexto del desfile de carnaval de las escuelas de samba de Rio de Janeiro. A partir de la perspectiva de fato social total de Marcel Mauss (2003), consideramos el carnaval como un fenómeno complejo y multidimensional que nos permitirá comprender los significados y las representaciones de la imagen de la reina de batería. Aunque no sea un requisito oficial del desfile - y que, por esta razón, no influya en la puntuación final que clasifica las escuelas de samba - el puesto tiene una gran importancia por conferir status a la mujer que lo ocupa e influir en la producción de contenidos mediáticos que se hagan sobre la escuela. La labor de campo que constituye esta monografía fue realizada en la asociación Académicos do Salgueiro, tradicional escuela del carnaval carioca. La investigación se centra en analizarla la figura de la reina de batería en el contexto de los gremios, su relación con la comunidad de la escuela y la repercusión de su actuación en los medios de comunicación. La metodología se completa con entrevistas realizadas durante el labor de campo con diferentes actores sociales de la festividad carnavalesca, importantes para entender el objetivo de la investigación; además de un análisis de las narrativas de dos vehículos de comunicación distintos: el portal de noticias Ego y el periódico O Dia. Ambos reorganizan sus espacios noticiosos y crean editoriales direccionados a la cobertura de la fiesta carnavalesca. La investigación se caracteriza por un enfoque cultural y comprende el carnaval y, más específicamente, la reina de la batería, cómo emblemáticos para discutir las dimensiones de identidad cultural (en especial la brasileña y carioca), de raza y de género, además de los sentidos muy específicos de "comunidad" y cultura "popular", que demarcan esos hogares como esferas de disputas políticas, de construcción de jerarquías y de representaciones sociales.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons