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Título: O campo da complexidade : um estudo sobre a especificidade da Comunicação Organizacional
Autor(es): Castro, Felipe Bergmann de
Orientador(es): Fausto Neto, Tiago Quiroga
Assunto: Comunicação organizacional
Epistemologia
Data de apresentação: 1-Jul-2014
Data de publicação: 8-Out-2014
Referência: CASTRO, Felipe Bergmann de. O campo da complexidade: um estudo sobre a especificidade da Comunicação Organizacional. 2014. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O subcampo da Comunicação Organizacional é rodeado por discussões acadêmicas quanto à sua constituição, autonomia e competência, debates estes que já ocorrem há mais de cinco décadas no Brasil. O presente trabalho pretende compreender um pouco mais sobre a área de estudos da Comunicação Organizacional, buscando identificar características de seu núcleo epistemológico. Não se preocupa em traçar fronteiras claras e estáticas, mas em desenhar uma membrana permeável que permita que esse subcampo permaneça em constante troca com os demais campos sociais e científicos. Para isso, cruzamos as produções teóricas desta área de estudo, o que permitiu a construção de uma proposta epistemológica. É nesse diálogo metodológico que utilizamos os conceitos de especificidade de Pierre Bourdieu, que nos ajudará a compreender as estruturas e dinâmicas dos campos científicos; e o paradigma da complexidade de Edgard Morin, que nos permitirá transitar com alguma segurança pelas incertezas, contradições e ambiguidades que permeiam o subcampo da Comunicação Organizacional. É, neste paradigma, que identificamos a multiplicidade como peça chave para que a Comunicação Organizacional possa navegar no tempestuoso e caótico dilúvio informacional que nos circunda.
Abstract: The subfield of Organizational Communication is surrounded by academic discussions about its constitution, autonomy and competence. These debates have been held for more than five decades. This study aims at understanding a little more about the Organizational Communication’s areas of study, seeking to identify its epistemological core features, not bothering to draw clear and static boundaries, but drawing a permeable membrane that allows this subfield to remain in constant exchange with other social and scientific fields. For this construction, we crossed the theoretic production in this field to offer our epistemological proposal. Therefore, we make use of Pierre Bourdieu’s concept of specificity, which will help us understand the structures and dynamics of scientific fields; and Edgard Morrin’s complexity paradigm, which will allows us to transit with some confidence through the uncertainties, ambiguities and contradictions involved in the Organizational Communication’s subfield. Under this paradigm, we identify the multiplicity as a key tool, allowing the Organizational Communication to navigate the stormy and chaotic informational deluge around us.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.
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