Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8573
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoaoRicardoBatistaRios.pdf3,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mandem títulos : uma análise da página de Facebook Job do Dia
Autor(es): Rios, João Ricardo Batista
Orientador(es): Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges
Assunto: Interatividade (Internet)
Imagem e texto - relações
Imagens - interpretação
Riso
Data de apresentação: 2-Jul-2014
Data de publicação: 8-Out-2014
Referência: RIOS, João Ricardo Batista. Mandem títulos: uma análise da página de Facebook Job do Dia. 2014. 137 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este estudo parte do interesse em compreender mensagens cômicas compostas tanto por imagem quanto por texto na internet. Por meio de um paralelo com a publicidade, propõe-se a análise da página de Facebook Job do Dia, buscando entender como imagem e texto se relacionam na construção de mensagens risíveis como as vistas na página. Para isso, entre os objetivos, pretende-se determinar os tipos de relação existente entre imagem e texto, assim como as principais características do riso e dos fatores que levam a ele. Os dois eixos, imagem e texto e riso, foram considerados como principais para levantamento bibliográfico, que por sua vez, foi utilizado para embasar a análise de 12 postagens da página, referentes a cada mês do ano de 2013. O resultado do trabalho é: uma categorização das relações entre imagem e texto; a determinação de tipos de mensagens risíveis presentes na página; e a descoberta de quais combinações entre tipos de relação e tipos de comicidade são mais frequentes nas postagens analisadas da página, bem como por que isso ocorre.
Abstract: This study is originated by the interest in comprehending comical messages composed of both image and text on the internet. By making a parallel with advertising, it proposes to analyze the Facebook’s page Job do Dia, seeking to understand how image and text relate on the construction of laughable messages as seen on the page. For this, among the objectives, it is intended to determine the types of relations between image and text, as well as the main features of laughter and the factors that lead to it. The two axes, image and text and laughter, were considered as key for the bibliographic research, which in turn was used to support the analysis of 12 posts maid by the page for each month of the year of 2013. The work result consists of: a categorization of the possible relations between image and text; the determination of the types of laughable messages on the page; and the discovery of which combinations between types of relations and types of laughable messages are more frequent in the posts analyzed on the page, as well as why those combinations occur.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons