Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MicaelaTubaki_VanessaLima.pdf14,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A chegada da Forever 21 no Brasil representa um Ponto de Virada no mercado das Lojas Riachuelo?
Autor(es): Tubaki, Micaela Lumi Maier
Lima, Vanessa Cristina Goulart
Orientador(es): Dantas, Edmundo Brandão
Assunto: Lojas de departamento
Riachuelo (Loja de departamento)
Forever 21 (Loja de departamento)
Ponto de Virada
Marketing
Data de apresentação: 27-Jun-2014
Data de publicação: 7-Out-2014
Referência: TUBAKI, Micaela Lumi Maier; LIMA, Vanessa Cristina Goulart. A chegada da Forever 21 no Brasil representa um Ponto de Virada no mercado das Lojas Riachuelo? 2014. 172 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Utilizando o conceito de Ponto de Virada, apresentado por Malcolm Gladwell (2009), o presente trabalho se propõe a estudar o mercado de lojas de departamento no Brasil com o recorte de duas marcas: as Lojas Riachuelo, de origem brasileira, e a Forever 21, empresa norteamericana que chegou ao país em março de 2014. A fim de estudar o Ponto de Virada que resultou no reposicionamento da marca Riachuelo e na chegada da Forever 21 no Brasil, utilizamos como base conceitos relacionados a tendências, branding, ponto de venda, entre outros. Também foi feito um levantamento histórico das duas empresas e uma pesquisa de campo em uma loja de cada marca. Percorrendo esse caminho, ao final do trabalho foi possível “desenhar” o Ponto de Virada investigado utilizando três fatores principais: o aumento no poder aquisitivo das classes sociais B e C, a expansão do consumo no Brasil e o crescimento do mercado de varejo do país.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons