Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8560
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LizCostaRochaAlves.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Publicizando carreiras - perspectivas de comunicadoras que migraram do setor privado para o público em Brasília
Autor(es): Alves, Liz Costa Rocha
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Brasília (DF) - emprego
Mulheres - emprego
Mulheres nas profissões
Setor público
Profissionais da comunicação
Data de apresentação: 27-Jul-2014
Data de publicação: 7-Out-2014
Referência: ALVES, Liz Costa Rocha. Publicizando carreiras - perspectivas de comunicadoras que migraram do setor privado para o público em Brasília. 2014. 106 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O tema desta monografia é a escolha de comunicadoras pelo setor público em Brasília. O objetivo é entender quais foram motivações, pessoais e profissionais, dessas mulheres para deixarem suas carreiras já consolidadas no setor privado e migrarem para o serviço público. Para tanto, como metodologia de pesquisa, optou-se pela realização de entrevistas em profundidade com três mulheres que se encaixam neste perfil. Formadas nas áreas de Relações Públicas e Jornalismo, atualmente, elas atuam em Comunicação Organizacional dos órgãos públicos: Senado Federal, Tribunal de Contas da União e Ministério do Desenvolvimento Social. Com base no referencial teórico, que contemplou temas sobre Comunicação Organizacional, gênero e serviço público, por autores como Margarida Kunsch, Gaudêncio Torquato, Gilles Lipovetsky, Simone de Beauvoir e Pedro Paulo Carbone, o conteúdo coletado foi analisado de forma unicamente qualitativa. Questões sobre jornada de trabalho, salários e ambiente organizacional foram ressaltadas pelas próprias entrevistadas como em todas as entrevistas. Diante do ambiente do serviço público, marcado pela burocracia, patriarcalismo e hierarquia, as experiências anteriores na área privada foram fundamentais para que pudessem exercer um trabalho na comunicação do setor público.
Abstract: The theme of this monograph is the choice of the women communicators for the public sector in Brasilia. The goal is to understand which are the motivations, personal and professional, of these women to leave their careers already established in the private sector and migrate to public service. For that, as a research methodology, interviews were made with three women who fit this profile. Formed in the areas of Public Relations and Journalism, now they act in Organizational Communication from public institutions: the Senate, the Court of Audit and the Ministry of Social Development. Based on the theoretical framework, which included topics of Organizational Communication, gender, and public service, by authors such as Margarida Kunsch, Gaudêncio Torquato, Gilles Lipovetsky, Simone de Beauvoir and Pedro Paulo Carbone, the material collected was analyzed only qualitatively. Questions about working hours, wages and organizational environment were highlighted by the interviewees themselves in all interviews. Knowing that the public service environment is characterized by bureaucracy, hierarchy and patriarchy, the previous experiences in the private sector were essential for them to do a good job in communication of the public sector.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons