Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8551
Arquivos neste item:
Arquivo TamanhoFormato 
2014_LuisadeFariaFrancoTurbay.pdf5 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Luciano Mendes de-
dc.contributor.authorTurbay, Luisa de Faria Franco-
dc.identifier.citationTURBAY, Luisa de Faria Franco. Séries televisivas e organizações: a reconfiguração do consumidor a partir da cultura dos fãs. 2014. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.en
dc.description.abstractEsta pesquisa busca analisar o cenário das séries televisivas e das organizações, no intuito de compreender de que forma é construída a relação entre os fãs e consumidores com os seus respectivos objetos de interesse. O objetivo desse estudo é conseguir apresentar uma transformação na visão de consumidor, a partir dos comportamentos intrínsecos aos grupos de fãs que podem ser encontrados no ambiente organizacional. A metodologia utilizada consiste em um levantamento bibliográfico seguido por estudos de caso. O trabalho é composto de quatro partes: uma primeira apresentação geral dos seriados, no que diz respeito à sua estrutura, ao seu valor cultural nos Estados Unidos e no mundo, e à construção de uma cultura de fã em volta deles; uma segunda parte que desenvolve as organizações, trazendo o funcionamento e a importância da comunicação interna e externa, assim como as categorias em que uma empresa pode estar enquadrada e de quais maneiras pode se construir um vínculo com o consumidor; uma terceira parte que aborda os elementos que compõe uma narrativa, como o conflito e as personagens, e de quais formas as histórias são divulgadas no contexto das séries e empresas; e uma quarta parte que consiste nos estudos de caso da série Glee e da multinacional Apple, para ilustrar a aplicação dos conceitos teóricos em exemplos presentes na atualidade. Por fim, percebe-se que existem semelhanças entre comunidades de fãs e grupos de consumidores, e que a tendência da valorização do ser humano é um dos principais aspectos que aproxima esses dois mundos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research seeks to analyze the scenary of television series and organizations in order to understand how the relationship is built between fans and consumers with their respective objects of interest. The objective of this study is to present a new way of looking at the consumer, from intrinsic behaviors of fans that can be found on an organizational environment. The methodology consists in a literature review followed by case studies. The work is composed by four parts: an overview of TV series, in terms of its structure, its cultural value in the United States and throughout the world, and the construction of a fan culture around them; a second part that develops organizations, bringing the functioning and importance of internal and external communication, as well as the categories in which a company can be assigned and the paths to seal a bond with consumers; a third party that brings up the elements that compose a narrative, such as conflict and characters, and in which ways the stories are told in the context of series and companies; and a fourth part consisting of case studies of television series Glee and multinational Apple, to illustrate the application of theoretical concepts in real examples. At the end, it’s possible to notice that there are similarities between fan communities and consumer groups, and the trend of human being valorization is one of the major aspects that approaches these two universes.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSéries televisivasen
dc.subject.keywordFãs - culturaen
dc.subject.keywordConsumidores - atitudesen
dc.subject.keywordOrganizaçãoen
dc.titleSéries televisivas e organizações : a reconfiguração do consumidor a partir da cultura dos fãsen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-10-07T18:50:38Z-
dc.date.available2014-10-07T18:50:38Z-
dc.date.issued2014-10-07T18:50:38Z-
dc.date.submitted2014-06-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8551-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.