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dc.contributor.advisorDuarte, Juliana Fonseca-
dc.contributor.authorBonfim, Ana Cláudia Ferraz-
dc.identifier.citationBONFIM, Ana Cláudia Ferraz. Gestão e coordenação articuladas para a promoção do trabalho pedagógico coletivo. 2013. 45 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractA presente pesquisa busca compreender como se dá a relação existente entre gestão e coordenação pedagógica no desenvolvimento do trabalho pedagógico coletivo realizado na escola e, com isso, identificar prováveis situações que interferem no mesmo. Como objetivos específicos foram propostos analisar, a partir do Projeto Político-Pedagógico da escola, como estão organizados os tempos-espaços para desenvolvimento do trabalho coletivo, mediados pela ação dos gestores e coordenação; identificar os mecanismos de articulação entre gestão e coordenação na promoção do trabalho pedagógico coletivo; identificar que concepção a gestão da escola tem sobre o papel da coordenação pedagógica no desenvolvimento do trabalho pedagógico coletivo; e identificar prováveis situações que afetam o desenvolvimento do trabalho pedagógico na instituição de ensino. Com esse intuito, realizou-se um estudo de caso, segundo a abordagem qualitativa de pesquisa, sendo utilizados os métodos de observação e entrevistas para a coleta das informações. Com base na análise das informações obtidas no campo de pesquisa, foi possível perceber que a relação entre gestores e coordenadores, com o intuito de viabilizar os trabalhos desenvolvidos no tempo/espaço da coordenação pedagógica precisa ser consolidada, tendo em vista que as atribuições administrativas da instituição de ensino detém da direção um tempo que dificulta a sua efetiva participação nos encaminhamentos voltados para o trabalho pedagógico coletivo no espaço/tempo da coordenação pedagógica.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicaen
dc.subject.keywordGestão escolaren
dc.subject.keywordPráticas pedagógicasen
dc.titleGestão e coordenação articuladas para a promoção do trabalho pedagógico coletivoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-10-03T15:06:16Z-
dc.date.available2014-10-03T15:06:16Z-
dc.date.issued2014-10-03T15:06:16Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8529-
dc.language.isoPortuguêsen
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