Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8528
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MiriandeCassiaRosaPereira.pdf375,17 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.contributor.authorPereira, Mirian de Cássia Rosa-
dc.identifier.citationPEREIRA, Mirian de Cássia Rosa. Coordenação pedagógica: espaço e tempo para formação continuada e reflexão sobre a prática pedagógica. 2013. 40 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractA presente pesquisa procurou analisar a relação entre a formação continuada de professores e a prática pedagógica na sala de aula. A partir dos avanços sociais procura refletir algumas mudanças na educação em especifico aqui no Distrito Federal. Pensando na melhoria da qualidade do ensino e da educação de uma forma geral, busca uma reflexão sobre o espaço e tempo da coordenação pedagógica, a coordenação pedagógica no Distrito Federal, os conceitos sobre formação continuada e a influência desta formação no dia a dia do professor. A coordenação pedagógica torna-se um momento que prima pela reflexão e construção do coletivo, respeitando a experiência e as limitações de cada um dos sujeitos. O coordenador pedagógico passa a ser o articulador das ações individuais e coletivas. As coordenações coletivas no Distrito Federal foram conquistadas ano a ano, através das lutas e persistência de seus professores. A formação continuada de professores transforma seus pares, movimenta e envolve a comunidade escolar, modifica e compartilha a prática pedagógica de seus professores. A formação pode melhorar a qualidade da prática pedagógica dos formadores e, consequentemente, os formadores poderão contribuir para a construção de escola com melhor qualidade, formando cidadãos conscientes e, consequentemente, capazes de transformar a sociedade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicaen
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadaen
dc.subject.keywordPráticas pedagógicasen
dc.titleCoordenação pedagógica : espaço e tempo para formação continuada e reflexão sobre a prática pedagógicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-10-03T14:46:27Z-
dc.date.available2014-10-03T14:46:27Z-
dc.date.issued2014-10-03T14:46:27Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8528-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons