Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8507
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PauloRicardoRochaCaproni.pdf203,66 kBAdobe PDFver/abrir
2014_PauloRicardoRochaCaproni_revista.pdf7,92 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O Estado laico brasileiro e suas contradições
Autor(es): Caproni, Paulo Ricardo Rocha
Orientador(es): Ribeiro, Lavina Madeira
Assunto: Religião e Estado
Laicidade (Religião)
Brasil. Constituição (1988)
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 29-Set-2014
Referência: CAPRONI, Paulo Ricardo Rocha. O Estado laico brasileiro e suas contradições. 2014. x, 58 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Reportagem acerca da laicidade do Estado brasileiro que se inicia com uma contextualização suscinta do tema, seguida de uma definição de laicidade amplamente aceita e da remontagem do cenário histórico no qual surge e se perpetua a ideia de neutralidade religiosa. O texto traz em seguida uma primeira problematização que contempla as tensões sociais relacionadas à questão da laicidade. Uma segunda problematização é introduzida, evidenciando as dificuldades estratégicas do Estado de lidar com essas tensões, devido ao papel histórico da Igreja católica nos primórdios da formação social brasileira e à sua marcante influência atual. Finalmente, uma última problematização é colocada no âmbito sociológico e da filosofia do direito, estabelecendo os marcos históricos e as bases racionais para a afirmação de valores constitucionais essenciais, contemplando a influência dos pensamentos greco-romanos, judaico-cristãos, iluministas, teístas e não teístas. Dessa problematização, alimentada pelas entrevistas, emerge uma conclusão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons