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dc.contributor.advisorFernández Méndez, María del Rosario Tatiana-
dc.contributor.authorMachado, Jordana Timotheo-
dc.identifier.citationMACHADO, Jordana Timotheo. Presença de uma ausência: os rastros na poética pictórica. 2013. [40 f.], il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso objetivou a explanação da concepção teórica que norteou a elaboração de algumas pinturas e ainda o relato do processo prático de criação. Além disso, no presente TCC busco explicitar, tanto para mim quanto para os leitores, a razão por que fui levada a considerar a presença um valor ou qualidade que reservo e reconheço em meu trabalho. A primeira sessão desse TCC, a origem, é um memorial, ou seja, a exposição do processo de criação das minhas obras. Nessa sessão, descrevo os procedimentos envolvidos na criação das minhas pinturas. Em meu trabalho de pintura busco explorar elementos de linguagem que dêem conta de representar aquilo que existe, mas não está evidente. Essa problemática tem me acompanhado em minha busca por elementos que sirvam de indexadores daquilo que não está evidente, mas que está presente em essência ou em potencial. Não se trata de significar, mas de construir indícios que nos remetam ao devir. Para isso, busquei investigar a concepção teórica de presença/presente que explora os vestígios, sinal, marcas, ruídos produzidos. Em seguida, a segunda sessão desse TCC, Presença/Presente, é composta pelos subsídios teóricos do tema que fomentaram a proposição central desse TCC: Presença de uma ausência. Para dar conta das questões referentes ao tema orientador me referencio principalmente em: Anne Cauquelin (2008), Georges Didi-Huberman (2010), Walter Benjamin (2012), François Lyotard (1989) e Martin Buber (1923). Ainda nessa sessão, utilizei Pfeffer e Daher (2008) e Cromberg (ano) para tratar de um apoio simbólico da mística judaica (hassidismo), Shechiná. Na terceira sessão desse TCC, as poéticas da presença na ausência, direi quais são, entre as obras e artistas, aquelas que reconheço o ideal de presença/presente, em especial, vinculado aos vestígio, indício, marca, rastro. Por último, trato do trabalho que compõe a exposição de diplomação, as pinturas mais recentes. Essa última sessão será dedicada a “presença de uma ausência”, expressão usada por Cauquelin (2008), argumentarei a favor dela considerando-a um valor da contemporaneidade presente no meu trabalho. Nas considerações finais fiz algumas reflexões sobre o tema e ainda propus futuras possibilidades de investigações. Pois, os assuntos abordados nesse TCC são apenas preliminares para futuras explorações.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPinturaen
dc.subject.keywordInstalações (Arte)en
dc.subject.keywordCriação (Literária, artística, etc.)en
dc.subject.keywordAnimais na arteen
dc.subject.keywordSimbolismoen
dc.titlePresença de uma ausência : os rastros na poética pictóricaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-09-29T16:06:19Z-
dc.date.available2014-09-29T16:06:19Z-
dc.date.issued2014-09-29T16:06:19Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8502-
dc.language.isoPortuguêsen
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