Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8495
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PaulaSayuriAzevedoKakazu_Maquete.pdf7,9 MBAdobe PDFver/abrir
2014_PaulaSayuriAzevedoKakazu_Pranchas.pdf5,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: SPA bambu
Autor(es): Kakazu, Paula Sayuri Azevedo
Orientador(es): Garcia, Cláudia da Conceição
Coorientador(es): Valle, Ivan Manoel Rezende do
Melo, Júlio Eustáquio de
Assunto: Projeto arquitetônico
Spas
Bambu
Data de apresentação: 7-Jul-2014
Data de publicação: 26-Set-2014
Referência: KAKAZU, Paula Sayuri Azevedo. SPA bambu. 2014. 3 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O bambu é um material novo e muito promissor, sendo ao mesmo tempo belo, resistente, ecologicamente sustentável e com bom custo-benefício. O bambu transmite serenidade e contato com a natureza, evocando uma impressão oriental de meditação e paz de espírito. Por conta disso, a proposta deste trabalho é projetar um spa, que é justamento um centro que trata da saúde física e mental e cujo programa poderia explorar ao máximo a qualidade estética desse material.O desafio da proposta foi conciliar o caráter artesanal e tradicional do bambu tubular com o contexto da arquitetura modernista de Brasília. A forma final foi inspirada nos palácios da cidade, com seus pilares espeltos, grandes vãos, retilineidade das formas, concreto aparente,espelhos d’água e fachadas envidraçadas. Para projetar com bambu, por sua vez, a inspiração foi através das obras de Simón Vélez - arquiteto colombiano de renome na área. Sua arquitetura caracteriza-se pela estrutura mista: cobertura com elementos estruturais de bambu; fundações e pilares de concreto. Formalmente, seus prédios se destacam por coberturas grandiosas, com elementos dinâmicos que se conectam uns aos outros em diversos ângulos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Projeto de Diplomação 2, 2014.
Aparece na Coleção:Arquitetura e Urbanismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons