Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8488
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LauraVeridianaFleuryMoreira.pdf2,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Reportagem RAP e poesia : diálogos urbanos
Autor(es): Moreira, Laura Veridiana Fleury
Orientador(es): Silva, Gustavo de Castro e
Assunto: Rap (Música)
Reportagens
Poesia
Grupos sociais
Data de apresentação: 27-Jun-2014
Data de publicação: 26-Set-2014
Referência: MOREIRA, Laura Veridiana Fleury. Reportagem RAP e poesia: diálogos urbanos. 2014. 86 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta é a memoria da construção da reportagem RAP e poesia: diálogos urbanos, incluindo toda a pesquisa que foi feita anteriormente sobre o tema e a pesquisa de campo, realizada nas capitais metropolitanas Brasília, Belo Horizonte e São Paulo no primeiro semestre de 2014. Por meio da pesquisa, procurei entender as relações concretas entre rap e poesia na cena urbana. Fenômenos das grandes cidades, o rap e a poesia marginal trocam valores, espaços e galeras. Contracultura, resistência, vivência poética, comunhão espiritual, arte. É disso que são feitos os saraus da periferia de São Paulo, as ocupações artísticas dos estudantes de Belo Horizonte, as batalhas de MCs de Brasília. Semanalmente, quinzenalmente, mensalmente esses jovens e esses velhos se encontram pra falar dos problemas diários, da correria, das paixões, das dores, de si mesmos e dos outros: poesia. Me debrucei principalmente sobre as características singulares e comuns ao rap e a poesia marginal atual, ou poesia urbana, ou poesia de rua. O rap já nasceu um gênero de música poético (ritmo&poesia), de mensagem, mais preocupado com o texto do que com a sonoridade. As grandes lições do rap são: o compromisso com o que se é escrito (responsabilidade), a métrica e o fluxo contínuo de informações melodiosas. As poesias curtas, irônicas, com jogos de palavras e muitas vezes agressivas da modernidade influenciam e são influenciadas pelo rap. Através da escrita e performance dessas poesias (spoken word), os jovens que conheci tomam para si o lugar de protagonistas das suas histórias e as dividem com o restante do grupo, que se fortalece com mais esse testemunho. A função social da arte e o papel social do poeta também são investigados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons