Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fávero Sobrinho, Antônio | - |
dc.contributor.author | Souza, Ivanice Tavares de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ivanice Tavares de. A coordenação pedagógica como mediadora frente à indisciplina em sala de aula. 2013. [56] f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo principal analisar os fatores que contribuem para a indisciplina em sala de aula nas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Samambaia. Procura entender o papel que o coordenador pedagógico desempenha como mediador, frente aos conflitos ocorridos em sala de aula entre professores e alunos. É sabido que, na escola atual o Coordenador Pedagógico é levado a assumir várias funções, muitas vezes relegando como segundo plano aquela atividade que poderíamos considerar como essencial. O desafio é buscar entender como o Coordenador Pedagógico pode, além de fazer todas as outras atividades que lhe são atribuídas, mediar os problemas de indisciplina em sala de aula, fazendo um elo entre o professor e o aluno. Busca-se com a presente pesquisa responder perguntas recorrentes entre os profissionais da educação sobre o assunto Indisciplina. É necessário entender as mudanças ocorridas com os alunos ao longo da história para então fazer propostas de atuações exitosas com o propósito de mudar esse quadro. Mostra-se que a indisciplina seria como um “pano de fundo” de diversas situações, as quais podem estar vinculadas a práticas pedagógicas inapropriadas, dificuldades de aprendizagem, falta de limites, falta de diálogo com o aluno ou ocorrência de problemas familiares, por exemplo. Verificou-se também a necessidade de dedicar maior atenção ao aluno, ao que ele solicita a ao que comunica com o seu “pedido de socorro” através da indisciplina. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Coordenação pedagógica | en |
dc.subject.keyword | Disciplina escolar | en |
dc.title | A coordenação pedagógica como mediadora frente à indisciplina em sala de aula | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-09-24T02:17:41Z | - |
dc.date.available | 2014-09-24T02:17:41Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-24T02:17:41Z | - |
dc.date.submitted | 2013-05-18 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/8467 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.contributor.advisorco | Costa, Sandra Regina Santana | - |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|