Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8464
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabrielaSilvaFerreira.pdf801,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Presidencialismo de coalizão no processo legislativo : um estudo sobre a coordenação executivo-legislativo no caso do pré-sal
Autor(es): Ferreira, Gabriela Silva
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Petróleo - legislação
Poder Executivo
Poder Legislativo
Presidencialismo
Partidos políticos
Data de apresentação: 23-Jun-2014
Data de publicação: 24-Set-2014
Referência: FERREIRA, Gabriela Silva. Presidencialismo de coalizão no processo legislativo: um estudo sobre a coordenação executivo-legislativo no caso do pré-sal. 2014. 91 f. Monografia (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A construção do Novo Marco Regulatório do Pré-Sal foi marcada por um processo com diversas peculiaridades e com um conflito bastante significativo na arena decisória. De modo geral, pode-se afirmar que as principais características desse processo são a apresentação de quatro projetos de leis, mas a aprovação de apenas três delas, a rápida tramitação e sanção dos projetos; a decisão pela não apensação dos projetos, mas sua tramitação em separado; e, por fim, as intensas discussões entre estados produtores e não produtores na votação da Emenda Ibsen, que dispunha sobre as novas regras de distribuição dos royalties do petróleo. Dessa forma, o presente trabalho busca compreender como se deu a coordenação entre os poderes Executivos e Legislativos no processo legislativo da construção do Novo Marco Legal, tendo como pano de fundo a lógica do presidencialismo de coalizão e a disciplina partidária. Para isso, foram calculados alguns indicadores de fidelidade ao líder partidário e de apoio ao governo, além de ter sido realizado um estudo detalhado a respeito da tramitação de cada projeto de lei, das negociações e barganhas feitas entre os poderes, além das estratégias políticas utilizadas tanto por um poder quanto pelo outro, para conseguir fazer valer os seus respectivos interesses na arena decisória.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2014.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons