Resumo: | Por meio da pesquisa bibliográfica tem-se como objetivo geral demonstrar como é possível aplicar o modelo racional e o de difusão no PDDE, usando conceitos como participação e autonomia. O Brasil, na busca da qualidade e da eficiência dos servidos educacionais neste país, exigiu a introdução de um novo modelo de gestão, a autonomia da escola por meio da participação escolar, adotada nas reformas de gestão da escola pública. Os resultados revelam uma autonomia funcional com evidencia de centralização do poder do Estado. No primeiro capítulo, haverá um estudo sobre a participação, sua origem e a esfera pública que a compõem com o conceito de efetividade deliberativa; no segundo, demonstrar-se-ão os modelos de difusão e modelo racional e os fatores que influenciam a decisão; e, no terceiro, uma exposição do histórico do PDDE, proporcionando aplicações dos modelos e promovendo uma discussão sobre o caso brasileiro. _________________________________________________________________________ ABSTRACT Through bibliographic research the as main objective of this work is to demonstrate how you can apply the rational model and diffusion model on the education policy PDDE*, using concepts such as participation and autonomy. Brazil, in the search for a quality and efficient education has demanded the introduction of a new model of management, which is the concept of increased autonomy through participation of the community. The results reveal a flawed autonomy with evidence of centralization of state power. In the first chapter, there will be a study on participation, the origins and the public sphere that can comprise the concept of deliberative effectiveness; in the second chapter, there will be description of the rational and diffusion model and the factors which influence decision making; and, third, an exhibition of the history of the PDDE, providing applications of the models and promoting discussion of the Brazilian case. |