Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8449
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_WandersonMaiaNascimento.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Brasília, um território em disputa : uma análise da interface racial nas políticas públicas de habitação do Distrito Federal
Autor(es): Nascimento, Wanderson Maia
Orientador(es): Calmon, Paulo Carlos Du Pin
Assunto: Negros - condições sociais
Distrito Federal (DF) - política habitacional
Distrito Federal (DF) - planejamento urbano
Brasília (DF) - planejamento urbano
Segregação socioespacial
Relações raciais
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 23-Set-2014
Referência: NASCIMENTO, Wanderson Maia. Brasília, um território em disputa: uma análise da interface racial nas políticas públicas de habitação do Distrito Federal. 2014. 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho busca uma análise da interface racial nas políticas públicas de habitação desenvolvidas entre os anos de 1962 a 2013, a começar das razões políticas que levaram a transferência da Capital para o centro do país, fazendo um resgate histórico do contexto da população negra e sua contribuição no processo de consolidação da capital federal. Desde a inauguração de Brasília, a população negra já coabitava com as intervenções e ações políticas de Estado que aos poucos, foram definindo territórios no Distrito Federal. A segregação racial na sociedade brasileira existe e essa questão se desdobra na realidade habitacional do Distrito Federal. Principalmente, quando verificamos que o número de negros que moram no plano piloto é escasso. Em contrapartida, em cidades satélites majoritariamente negras há uma presença de brancos expressiva, o que torna a distribuição racial desequilibrada no Distrito Federal. Todavia, torna-se importante compreender a intersecção entre a questão racial e habitacional a fim de identificar se as organizações públicas1 têm considerado tais questões na elaboração das políticas públicas de habitação no DF. Por fim, os resultados dessa pesquisa apontam para inserção da identificação racial no formulário de inscrição do programa Morar Bem, maior interlocução entre os órgãos setoriais de habitação e igualdade racial, bem como a abertura à participação política da sociedade civil na definição do planejamento urbano no Distrito Federal a fim de minimizar a consequências dessa segregação espaço racial na oferta e qualidade dos serviços públicos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2014.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons