Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8445
Título: | O FUNDEB e os desafios para a expansão do ensino médio |
Autor(es): | Medeiros, Letícia Quirino de |
Orientador(es): | Coêlho, Denilson Bandeira |
Assunto: | Ensino médio Ensino - legislação Educação - financiamento Educação e Estado Políticas públicas |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 23-Set-2014 |
Referência: | MEDEIROS, Letícia Quirino de. O FUNDEB e os desafios para a expansão do ensino médio. 2014. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo a respeito dos desafios para se expandir o ensino médio no Brasil. A pesquisa está dividida em três etapas. A primeira delas consiste num levantamento das legislações já elaboradas para o ensino médio e uma análise de conteúdo das ementas dessas matérias. A segunda consiste na aplicação do modelo do Ciclo das Políticas Públicas para analisar as mudanças de temas das legislações pesquisadas. A terceira apresenta uma análise dos desafios para a expansão do ensino médio, por meio da avaliação de alguns indicadores educacionais pós-FUNDEB. O trabalho busca dialogar com a literatura da educação e da ciência política, trazendo, pela primeira, um background a respeito do jovem no ensino médio e do FUNDEB e, pela segunda, o modelo de análise das políticas para o ensino médio e a compreensão dos impactos dos esforços legais já realizados para essa etapa de ensino. _________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper aims to conduct an exploratory qualitative research study on the challenges of the expansion of secondary education in Brazil. The paper is divided in three stages. The first stage consists of an examination of the laws that already exist regarding high school education and a content analysis of the syllabus used in high school classes. The second stage comprises the application of the model of Policy Cycle that aims to analyze the changes in the laws under investigation. The third stage presents an analysis of the challenges for the expansion of secondary education, through the evaluation of some educational indicators after the implementation of the Fund for the Maintenance and Development of Basic Education and Valorization of Education Professionals (FUNDEB). This paper seeks to dialogue with the literature of education and political science. From the literature on education it is possible to understand the background of the young man in high school and also of FUNDEB. The literature on political science enables the elaboration of the model of analysis of policies for high school education, and from this literature it is also possible to better comprehend the impact of the legal efforts already made for this phase of education. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2014. |
Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons