Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8435
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MoniqueThieneSchneider.pdf949,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A imagem do Brasil nos livros didáticos do Paraguai : uma análise de conflitos
Autor(es): Schneider, Monique Thiene
Orientador(es): Nascimento, Paulo César
Assunto: Livros didáticos
Paraguai - história
Brasil - relações exteriores
Paraguai - relações exteriores
Paraguai, Guerra do, 1865-1870
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 19-Set-2014
Referência: SCHNEIDER, Monique Thiene. A imagem do Brasil nos livros didáticos do Paraguai: uma análise de conflitos. 2014. 32 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Através do estudo sobre a visão paraguaia transmitida em seus manuais escolares é possível identificar algumas perspectivas negativas em relação ao Brasil e sua política externa no que diz respeito ao Paraguai. O material didático apresenta situações históricas conflituosas entre os dois países e uma visão negativa sobre as políticas territoriais, como o expansionismo colonial e a tomada de territórios, e as posições políticas e econômicas adotadas em relação ao Paraguai. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
Through the study of the Paraguayan vision transmitted in their textbooks is possible to identify some negative perspectives about Brazil and its foreign policy towards Paraguay. The textbooks present conflicting historical situations between the two countries and a negative outlook on territorial politics, as the colonial expansionism and territorial taking, and the political and economic positions adopted regarding to Paraguay.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2014.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons