Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8429
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LarissaMarinhoRamosSilvaAraujo.pdf882,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Determinantes do consumo de bens e serviços artístico-culturais no Distrito Federal
Autor(es): Araujo, Larissa Marinho Ramos Silva
Orientador(es): Resende Filho, Moisés de Andrade
Assunto: Indústria cultural
Economia da cultura
Vida intelectual
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 16-Jul-2014
Data de publicação: 19-Set-2014
Referência: ARAUJO, Larissa Marinho Ramos Silva. Determinantes do consumo de bens e serviços artístico-culturais no Distrito Federal. 2014. 44 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Considerando a atividade artística e cultural como geradora de efeitos positivos sobre a sociedade e a economia, esta monografia pretende investigar os fatores determinantes do consumo de bens e serviços artísticos e culturais para a região do Distrito Federal (DF). Dessa forma, modelos são estimados por MQO e máxima verossimilhança (modelo tobit) com a variável dependente, despesa com bens e serviços artístico-culturais, sendo explicada pela renda domiciliar per capita e características do chefe do domicilio como, anos de estudo, idade, gênero, etnia, e religião. Para tanto, são utilizados dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008/2009, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os resultados apontam que o consumo de bens artístico-cultural no DF é, em grande parte, determinado pela renda domiciliar per capita, idade e religião protestante. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
Artistic and cultural activities generate positive effects on the society and economy, which makes it important to investigate the determinants of the consumption of artistic and cultural goods and services in Federal District region. I estimate models by OLS and maximum likelihood (tobit model), where the dependent variable, the household expenditure in artistic-cultural goods and services, is explained by household income, and characteristics of the head of household, such as: years of schooling, age, gender, ethnicity, and religion. In so doing, I use and analyze data from the Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008/2009, which is conducted by the Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. The results indicate the consumption of artistic-cultural goods and services is largely determined by household income, age and protestant religion.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons