Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8419
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MatheusSchmelingCosta.pdf793,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Eu roubo, tu roubas, nós roubamos : uma modelagem multiagentes da decisão pela atuação corrupta
Autor(es): Costa, Matheus Schmeling
Orientador(es): Mueller, Bernardo Pinheiro Machado
Assunto: Corrupção administrativa
Corrupção na política
Economia comportamental
Data de apresentação: 11-Jul-2014
Data de publicação: 18-Set-2014
Referência: COSTA, Matheus Schmeling. Eu roubo, tu roubas, nós roubamos: uma modelagem multiagentes da decisão pela atuação corrupta. 2014. viii, 48 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Desde o trabalho seminal de Gary Becker (1964) diversos estudos se desenvolveram com objetivo de explicar os determinantes individuais da criminalidade e da corrupção. Os trabalhos passaram de um âmbito focado no indivíduo para abordagens que levam em consideração a importância do contexto social no qual ele está envolvido na sua decisão pela criminalidade. Ainda assim tais trabalhos não refletem descobertas importantes obtidas no ramo da economia comportamental e lidam apenas de forma limitada com as complexas interações entre o agente e o meio que o circunda. O objetivo deste trabalho é reunir a literatura empírica e comportamental na avaliação dos modelos explicativos da decisão pela corrupção e a partir disso desenvolver simulações com base em modelos multiagentes dando um enfoque primordial à questão da endogeneidade da aversão à corrupção.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons