Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8406
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NatashaAminSantos.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação da categoria unidade hospitalar e profissionais de saúde na pesquisa de satisfação do usuário em um hospital público de Brasília
Autor(es): Santos, Natasha Amin
Orientador(es): Pereira, Éverton Luís
Assunto: Ouvidoria hospitalar
Participação social
Serviços de saúde
Humanização dos serviços de saúde
Data de apresentação: 8-Set-2014
Data de publicação: 16-Set-2014
Referência: SANTOS, Natasha Amin. A relação da categoria unidade hospitalar e profissionais de saúde na pesquisa de satisfação do usuário em um hospital público de Brasília. 2014. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Ouvidoria Ativa é uma estratégia de fortalecimento da participação social, desenvolvida por meio da Pesquisa de Satisfação do Usuário, onde pode ser avaliada a dimensão subjetiva da percepção do usuário sobre os serviços prestados pelas unidades de saúde. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e retrospectivo com abordagem qualitativa e quantitativa de base territorial com coleta de dados secundários. O presente estudo colheu os dados referentes ao período de Abril a Julho de 2014, a respeito da Pesquisa de Satisfação do Usuário, fornecido pela Ouvidoria do HBDF, sendo disponibilizados 188 questionários, dos quais 120 responderam a parte discursiva referente ao conteúdo do campo de sugestões e observações. Este trabalho objetiva analisar o resultado da pesquisa de satisfação do usuário realizado pela Ouvidoria do HBDF, baseado nas unidades hospitalares relacionando com o atendimento profissional prestado. Buscou-se também, identificar os aspectos positivos e negativos em relação às variáveis: (i) unidade Hospitalar, (ii) profissionais de medicina, enfermagem e nutrição; categorizar as livres manifestações a respeito da atuação profissional da medicina, enfermagem e nutrição; e construir uma proposta de gestão de pessoas. Concluímos com essa pesquisa que a qualidade do atendimento executado pelos profissionais da área de saúde que atuam no setor de internação do Hospital de Base do Distrito Federal foi conceituada como ótimo, de modo geral. Entretanto, na parte subjetiva houve manifestações positivas e negativas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2014.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons