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Título: Cooperação educacional Brasil-África : como os programas educacionais da Capes e do CNPq se inserem no contexto da cooperação Sul-Sul
Autor(es): Araujo, Viviane Xavier de
Orientador(es): Saraiva, José Flávio Sombra
Assunto: Cooperação intelectual
África - relações exteriores
Brasil - relações exteriores
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Educação e Estado
Data de apresentação: Fev-2014
Data de publicação: 12-Set-2014
Referência: ARAUJO, Viviane Xavier de. Cooperação educacional Brasil-África: como os programas educacionais da Capes e do CNPq se inserem no contexto da cooperação Sul-Sul. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho buscou analisar a cooperação educacional brasileira a partir da experiência dos programas da Capes e CNPq com a África e do seu diálogo com o novo contexto da cooperação internacional, na qual têm se fortalecido as relações Sul-Sul. Para isso, buscou-se uma investigação empírica dos programas educacionais do governo, suas estruturas e resultados, analisando como a cooperação educacional se instaurou no contexto de relações mais amplas entre Brasil e África. A partir disso, questionou-se se realmente os programas educacionais estão inseridos num contexto de cooperação para o desenvolvimento ou se o Brasil se coloca, ainda que não abertamente, como um doador internacional. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study has aimed to analyze the Brazilian educational cooperation based on the experience of programs with Africa by Capes and CNPq and its dialogue with the new context of international cooperation, which have strengthened South-South relations. For this, it has been sought an empirical investigation of the government educational programs, its structures and results, analyzing how educational cooperation was initiated in order to broaden relations between Brazil and Africa. From that, it has been questioned whether educational programs are really inserted into the context of cooperation for development or if Brazil arises, though not openly, as an international donor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XV Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2014.
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