Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8363
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaEduardadeSerraMachado.pdf282,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mercosul e o Brasil : breve análise sobre a inserção do Brasil no cenário internacional sob o aspecto multilateral e sob o aspecto bilateral
Autor(es): Machado, Maria Eduarda de Serra
Orientador(es): Vaz, Alcides Costa
Assunto: MERCOSUL
Brasil - relações exteriores
Data de apresentação: 17-Fev-2014
Data de publicação: 12-Set-2014
Referência: MACHADO, Maria Eduarda de Serra. Mercosul e o Brasil: breve análise sobre a inserção do Brasil no cenário internacional sob o aspecto multilateral e sob o aspecto bilateral. 2014. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O processo de integração do Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi marcado por crises internas e internacionais desde a sua criação. Nos dias de hoje, o Mercosul vive uma crônica crise institucional e expressa os limites estruturais deste modelo, que é compatível com os elementos de continuidade da política externa brasileira, que visa autonomia e desenvolvimento, mas que não garante um processo de integração regional com maior probabilidade de aprofundamento, principalmente porque a superação dessa crise implicaria uma ruptura com o principal elemento constituinte da singularidade dessa política: a autonomia. A ratificação internacional do Brasil como potência emergente atual e presente, o coloca ante o dilema de ter que equilibrar sua aposta em um desenvolvimento regional e no processo de integração regional, com a sua política exterior de caráter global. Pode-se dizer que o Mercosul é visto pelo Brasil não como meta final, mas como um meio para atingir o objetivo mais geral da política externa brasileira, que é a sua inserção diferenciada em um cenário internacional. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The process of integration of the Southern Common Market (Mercosur) was marked by internal and international crises since its inception. In the days, Mercosur lives a chronic institutional crisis and expresses the structural limits of this model, which is compatible with the elements of continuity of Brazilian foreign policy, which aims autonomy and development, but that does not guarantee a process of regional integration with higher likely to deepen, mainly because overcoming this crisis would imply a break with the main constituent element of uniqueness of this policy: autonomy. The international ratification of Brazil as a present and the present, emerging power places before the dilemma of having to balance their bets on regional development and regional integration, with its foreign policy of global character. It can be said that Mercosur is seen by Brazil not as ultimate goal, but as a means to achieve the broader goal of Brazilian foreign policy, which is its differentiated integration in an international setting.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XV Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2014.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons