Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8358
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NataliaPereiraCaixeta.pdf695,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Serviço Social no campo da saúde do trabalhador : uma análise da atuação profissional
Autor(es): Caixeta, Natália Pereira
Orientador(es): Guiraldelli, Reginaldo
Assunto: Assistentes sociais - prática profissional
Saúde e trabalho
Serviço social
Data de apresentação: 8-Jul-2014
Data de publicação: 11-Set-2014
Referência: CAIXETA, Natália Pereira. O Serviço Social no campo da saúde do trabalhador: uma análise da atuação profissional. 2014. 57 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho analisa de forma aproximativa a atuação profissional do (a) assistente social no campo da saúde do trabalhador objetivando fomentar esse debate na área de Serviço Social, de forma a se pensar possibilidades e estratégias de intervenção, articulação e ampliação da autonomia nos espaços organizacionais. Em um primeiro momento, foram feitas análises da bibliografia relacionada ao tema e, posteriormente, foram realizadas duas (02) entrevistas semiestruturadas com assistentes sociais inseridas (os) em uma empresa do setor elétrico, localizada em Brasília/DF, no período de fevereiro de 2014. Observa-se a partir deste trabalho, que a atuação das (os) assistentes sociais inseridas (os) no campo da saúde do trabalhador pode ser ampliado para além da articulação com o plano de saúde ofertado pela empresa, como também com programas voltados aos trabalhadores terceirizados e/ou contratados pela empresa. Além disso, pode-se perceber que há a valorização da profissão e o estímulo a criação e implementação de programas e projetos, mas há também uma sobrecarga das profissionais tendo em vista a elevada demanda e a jornada do plantão social. Com isso, também se identifica a ausência de tempo para reflexão crítica das ações e da relação entre teoria e prática para a efetivação dos princípios assegurados no Código de Ética do Assistente Social e do seu Projeto Ético Político Profissional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2014.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons