Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8346
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JessicaMendesdeSousa_PatriciaSilvadeMendonca.pdf540,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do gerenciamento de resíduos sólidos no Hospital Universitário de Brasília
Autor(es): Sousa, Jéssica Mendes de
Mendonça, Patrícia Silva de
Orientador(es): Zaitune, Maria Paula do Amaral
Coorientador(es): Maciel, Leandro Fernandes
Assunto: Resíduos sólidos
Resíduos de serviços de saúde
Resíduos perigosos
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 11-Set-2014
Referência: SOUSA, Jéssica Mendes de; MENDONÇA, Patrícia Silva de. Avaliação do gerenciamento de resíduos sólidos no Hospital Universitário de Brasília. 2014. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo acerca dos resíduos sólidos dos serviços de saúde (RSSS) do Hospital Universitário de Brasília (HUB), ou seja, os resíduos sólidos provenientes de qualquer atividade de natureza médica-assistencial gerados dentro do ambiente hospitalar, e sua segregação. Atualmente quem está responsável pela organização dos coletores e avaliação do gerenciamento dos resíduos do hospital é o setor de Hotelaria do HUB, que está elaborando um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRSS), o qual todo estabelecimento de saúde deve preparar conforme as características dos resíduos gerados no local prestador de serviço de saúde (Governo do Distrito Federal, 2009), contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos (Resolução nº 005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, 1993). Afim de colaborar com o setor de Hotelaria, observamos os coletores em duas visitas em cada setor determinado, onde os principais erros encontrados durante a coleta de dados no HUB foram na conservação dos coletores e na segregação dos resíduos, principalmente de resíduos comuns, como papéis em coletores de resíduos infectantes, e a partir desses resultados, foi realizada a tabulação dos dados por meio de planilhas e gráficos e apresentadas algumas propostas de intervenções nos processos de gerenciamento de resíduos do hospital.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2014.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons