Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8279
Título: | Graffiti no DF : circuitos e trajetórias de uma estética liminar |
Autor(es): | Oliveira, Barbara Lopes de |
Orientador(es): | Moura, Cristina Patriota de |
Assunto: | Antropologia urbana Arte de rua Grafite (Arte) - Distrito Federal |
Data de apresentação: | 8-Ago-2014 |
Data de publicação: | 2-Set-2014 |
Referência: | OLIVEIRA, Barbara Lopes de. Graffiti no DF: circuitos e trajetórias de uma estética liminar. 2014. 113 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Cada vez mais é possível perceber o graffiti como elemento formador da estética urbana de várias cidades do Brasil e do mundo. Essa forma de expressão, porém, é formada por diferentes tipos de interações opostas e complementares, que a colocam na liminaridade entre arte e vandalismo, legal e ilegal, além de abarcar diferentes mundos e perspectivas dentro dela. Apesar de muitos interlocutores colocarem uma essência vandalística do que é fazer graffiti na cidade, as leis e discursos usados pela mídia e pelo poder público pouco a pouco tendem a ressignificá-los com raciocínios que higienizam e tentam delimitar normas para que ele aconteça de forma asséptica, sem transgredir aquilo que é considerado aceitável para sua noção de estética e limpeza urbana. O trabalho busca entender melhor essas especificidades liminares e como os indivíduos que estão dentro desse mundo transitam nas diferentes instâncias para manter a integridade de suas pessoas e arte. Para isso, acompanhei grafiteiros e grafiteiras em diferentes circunstâncias, onde ora o caráter ilegal era o que prevalecia, ora o artístico. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2014. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Antropologia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons