Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8277
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FernandaHottumRicardoAmbrozio.pdf282,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência dos critérios de avaliação do ENEM na metodologia de ensino de redação do ensino médio nas escolas do Distrito Federal
Autor(es): Ambrozio, Fernanda Hottum Ricardo
Orientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Ensino médio - Distrito Federal
Redação - metodologia de ensino
Redação - estudo e ensino
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 2-Set-2014
Referência: AMBROZIO, Fernanda Hottum Ricardo. A influência dos critérios de avaliação do ENEM na metodologia de ensino de redação do ensino médio nas escolas do Distrito Federal. 2014. [19] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este artigo consiste numa reflexão acerca das influências dos critérios de avaliação do Exame nacional do ensino médio (Enem) na metodologia de ensino de redação do ensino médio das escolas do Distrito Federal, principalmente, após a recente inclusão do Enem como um dos processos seletivos da Universidade de Brasília. Essas influências crescem a medida que a avaliação do Enem conquista mais candidatos e instituições que utilizam o exame como processo seletivo. A partir dos resultados obtidos por questionários realizados nas escolas do Distrito Federal, são identificados os fatores que contribuem para a adoção dos critérios avaliativos do Enem como parte da metodologia do ensino de redação. Como também, a relevância das competências e habilidades do Enem para o ensino médio.
Abstract: This article is a reflection on the influences of the evaluation criteria of the national high school exam (Enem) the methodology of teaching writing high school schools in the Federal District, especially after the recent inclusion of Enem as one of the selection processes University of Brasilia. These influences grow as the assessment of achievement Enem more candidates and institutions using the exam as a selection process. From the results obtained by questionnaires conducted in schools in the Federal District, the factors that contribute to the adoption of the evaluative criteria Enem as part of the methodology of teaching writing are identified. As well, the relevance of the skills and abilities Enem for high school.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)— Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons