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Título: Avaliação da simulação realística por alunos do curso de enfermagem como estratégia para o aprendizado em pediatria
Outros títulos: Evaluation of realistic simulation for students of nursing as a strategy for learning in pediatrics
Autor(es): Fernandes, Anna Karolyne Carvalho
Orientador(es): Ribeiro, Laiane Medeiros
Assunto: Simulação realística em saúde
Enfermagem - estudo e ensino
Ressuscitação cardiopulmonar
Enfermagem pediátrica
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 2-Set-2014
Referência: FERNANDES, Anna Karolyne Carvalho. Avaliação da simulação realística por alunos do curso de enfermagem como estratégia para o aprendizado em pediatria. 2014. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2014.
Resumo: INTRODUÇÃO: A simulação geralmente é reservada para situações nas quais necessite a obtenção de habilidades psicomotoras ou decisões rápidas, particularmente comuns em situações de urgência e emergência. OBJETIVO: Avaliar o uso da simulação clínica como estratégia para o aprendizado de alunos do curso de enfermagem da Faculdade de Ceilândia a respeito da reanimação cardiopulmonar (RCP) em crianças. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa experimental, controlada e randomizada com 47 alunos do curso de enfermagem da Faculdade de Ceilândia. Os critérios de inclusão foram: aluno regularmente matriculado na disciplina de Cuidado Integral à Saúde da Mulher e Criança do curso de Enfermagem da UnB/Ceilândia e ter aceitado participar da pesquisa por meio de assinatura do termo de consentimento. O primeiro instrumento de coleta de dados contou com questões fechadas referentes ao conteúdo ministrado previamente em sala de aula e o segundo com questões fechadas a respeito da opinião do aluno quanto à influência da simulação clínica no seu aprendizado. RESULTADOS: Os parâmetros considerados para este estudo foram as Diretrizes da American Heart Association (AHA). Em linhas gerais os alunos demonstraram possuir conhecimento relevante a respeito das Diretrizes. Ao realizar a análise simples da quantidade de alunos que respondeu corretamente as questões entre o grupo experimental e controle, foi possível verificar que mais alunos do grupo experimental responderam adequadamente um maior número de questões. Todos os alunos concordaram que a prática da simulação clínica foi produtiva, possibilitou colocar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, acreditam que a técnica deva fazer parte do cronograma da disciplina, recomendariam para outros alunos e afirmaram ter interesse de realizar simulações a respeito de outros temas. CONCLUSÃO: A pesquisa possibilitou evidenciar o conhecimento acentuado dos estudantes do curso de graduação em Enfermagem da UnB/Ceilândia a respeito das Diretrizes de RCP da AHA em crianças e conclui que a prática da simulação clínica foi benéfica para o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: INTRODUCTION: Simulation is generally reserved for situations in which you need to obtain quick decisions or psychomotor skills, particularly common in situations of emergency care. OBJECTIVE: To evaluated the use of clinical simulation as a strategy for learning students of the Ceilândia’s Nursing School about cardiopulmonary resuscitation (CPR) in children. METHODS: This was an experimental, controlled and randomized study with 47 students from Ceilândia’s Nursing School. Inclusion criteria were: student regularly enrolled in the discipline Women’s and Child’s Integral Health Care in Nursing course at UnB/Ceilândia and have taken part in the study by signing the consent form. There was two data collection instruments, the first one included closed questions relating to the subject previously taught in the classroom and the second one with closed questions about student's opinion as to the influence of clinical simulation in their learning. RESULTS: The parameters considered for this study were the guidelines of the American Heart Association (AHA). In general students have demonstrated relevant knowledge regarding the Guidelines. When performing a simple analysis of the number of students that correctly answered questions between the experimental and control groups, we found out that more students in the experimental group answered appropriately greater number of issues. All students agreed that the practice of clinical simulation was productive, allowed them to put the theoretical knowledge acquired in the classroom into practice, believe the technique should be part of the schedule of discipline, would recommend to other students and showed interest to perform the simulations about other topics. CONCLUSION: This research allowed us to highlight the sharp knowledge of students from the degree course in Nursing at UnB/Ceilândia about the AHA CPR Guidelines in children and concluded that the practice of clinical simulation was beneficial to the teaching and learning of them.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2014.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



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