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Título: Estimulo de memória em idosos : revisão integrativa da literatura
Autor(es): Santos, Glauber Wincler dos
Orientador(es): Sousa, Janaína Meirelles
Assunto: Memória em idosos
Idosos - saúde
Cognição
Data de apresentação: 24-Jun-2014
Data de publicação: 2-Set-2014
Referência: SANTOS, Glauber Wincler dos. Estimulo de memória em idosos: revisão integrativa da literatura. 2014. 30 f., il. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar intervenções cognitivas que influenciam na memória do idoso. O estudo utilizou-se do método da revisão integrativa da literatura a partir de publicações científicas indexadas na base de dados Medical Literature and Retrivial System on Line (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) entre os anos de 2008 a 2013. Como critérios de seleção dos artigos optou-se por estudos de intervenção realizados no Brasil, publicados em periódicos nacionais, utilizando-se para busca nas bases de dados os descritores de saúde “idoso”, “memória”, “saúde do idoso” e “transtornos de memória”. Resultaram desta busca 07 artigos, os quais constituem a amostra deste trabalho. Para análise e discussão dos resultados, os artigos foram categorizados de acordo com ano de publicação, amostra, intervenção, tempo de intervenção, escala de avaliação e resultado. Dentre as intervenções utilizadas no treino de memória observou-se: atividade de leitura, execução de cálculos matemáticos, memorização de figuras, memorização de histórias, de palavras, métodos de charadas com redução de pistas, desenhos, figuras para ligar pontos, busca de palavras e memorização de sequências. A análise dos artigos sugere uma relação positiva entre o desempenho cognitivo do idoso e a estimulação continuada da memória, onde o exercício periódico da mente promoveria a vivacidade mental, e as atividades promotoras de estimulação mental contribuiriam para a prevenção do declínio cognitivo. Evidenciou-se diminuição dos sintomas de depressão em idosos que apresentavam alterações nesta variável.
Abstract: This study aimed to identify cognitive-am interventions that influenci memory of elderly. The study used the method of integrative review of literature from scientific publications indexed in the database and Retrivial System Medical Literature on Line (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SCI-ELO) and Latin American Literature and Caribbean Health Sciences (LILACS) between the years 2008-2013. As selection criteria for the articles we chose intervention studies conducted in Brazil, published in national journals, using to search in databases descriptors health "elderly", "memory", "elderly health" and "disorders of memory." Resulted from this search 07 articles, which constitute the study sample. For analysis and discussion of results, items were cateized according to year of publication, sample, intervention, duration of intervention, assessment scale and outcome. Among the interventions used in training of memory observed: read activity, performing mathematical calculations, figures memorizing, memorizing stories, words, methods of charades with reduced lanes, drawings, figures to connect dots, word search and memorization of sequences. The analysis of the articles suggests a positive relationship between cognitive performance of elderly and continued stimulation of memory, where the periodic exercise of the mind prowould move mental alertness, and the promoter activities of conbuiriam mental stimulation for the prevention of cognitive decline. Revealed a decrease in symptoms of depression in elderly who showed changes in this variable.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2014.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



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