Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8264
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaDoNascimentoSantosFerreira.pdf913,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As condições de trabalho das assistentes sociais da Cidade Estrutural do Distrito Federal
Autor(es): Ferreira, Maria do Nascimento Santos
Orientador(es): Guiraldelli, Reginaldo
Assunto: Trabalho
Assistentes sociais - prática profissional
Mercado de trabalho
Data de apresentação: 8-Jul-2014
Data de publicação: 31-Ago-2014
Referência: FERREIRA, Maria do Nascimento Santos. As condições de trabalho das assistentes sociais da Cidade Estrutural do Distrito Federal. 2014. 59 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo conhecer as condições de trabalho na contemporaneidade e seus rebatimentos no trabalho das assistentes sociais inseridas nas seguintes instituições: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Valor Ambiental e Centro de Saúde, todas localizadas na Cidade Estrutural do Distrito Federal. O presente estudo analisou tanto a precarização como a feminização e as condições do trabalho dos assistentes sociais na Cidade Estrutural. Para isso levamos em consideração alguns eixos de análise como as relações de gênero, o trabalho em equipe, limites institucionais, o projeto ético-político e as condições de vida e saúde destes profissionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com enfoque qualitativo, com entrevistas semiestruturadas, por meio de um roteiro previamente elaborado que foi aplicado aos profissionais que estão em exercício nos espaços ocupacionais citados acima. Os sujeitos que fizeram parte da pesquisa foram informados sobre os pontos relevantes da pesquisa, seus objetivos e a metodologia utilizada. Também foram orientados de que todas as informações prestadas serão mantidas sobre sigilo, de forma a assegurar as recomendações éticas da pesquisa científica. Diante do proposto, nossa pesquisa identificou que o exercício profissional nesses espaços sócio-ocupacionais tem sido desenvolvido em condições precárias, muitas vezes não assegurando princípios basilares do código de ética do assistente social de 1993. Tal quadro assinala a necessidade das instituições empregadoras reverem as condições de trabalho a que estes profissionais estão submetidos, pois tal situação pode contribuir para colocar em risco a saúde desses profissionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2014.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons