Resumo: | Este trabalho versa sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos com deficiência e necessidades especiais, matriculados no curso de Serviço Social da UnB, entre o primeiro semestre de 2010 e o primeiro de 2014, e a visão da comunidade acadêmica do Departamento de Serviço Social (SER) sobre elas. Esta pesquisa envolve metodologicamente alunos com deficiência e/ou necessidades especiais, os professores e servidores, todos vinculados ao SER, a fim de identificar, compreender e suscitar o envolvimento da comunidade acadêmica sobre as barreiras (atitudinais, arquitetônicas e de comunicação) que dificultam a permanência de tais alunos na universidade. Compreende-se que a inclusão dos alunos com deficiência ou necessidades especiais é um desafio para todo o sistema educacional, portanto, a UnB como espaço de educação inclusiva, deve adequar suas condições de acessibilidade para garantir o acesso a uma educação de qualidade para todos. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT This study is about the main difficulties detected by students with disabilities and special needs, enrolled in the Social Service course at the UnB, between the first semestre of 2010 and the first semestre of 2014, and the view about them of the academic community in the deparment of Social Service. This research involves methodologically students with disabilities and/or special needs, the teachers and servants, all of them linked to SER, in order to identify, inderstand and raise the involvement of the academic community about the barriers (atitudinal, architectural and communication) that hinder the permanency of such students at the University. It is understood that the inclusion of students with disabilities or special needs is a challenge for the all educational system, therefore, the UnB as a place of inclusive education, must fit their accessibility conditions to ensure the acess to quality education for everyone. |